Tubaína: o que é bom é pra sempre

Tubaína é a característica do refrigerante, como os de cola, por exemplo. Mas esta palavra tem mais história para apresentar

O nome foi utilizado pela primeira vez em 1898, com a produção da “Cotubaína”, em Piracicaba. A mais antiga com a marca no rótulo é a Etubaína Orlando, produzida desde 1913. Mas a marca só foi registrada pela Ferráspari, em 1934: o nome surgiu na empresa em 1932 com a bala Turbaína, quando a companhia ainda tinha o nome de Canedese & Cia.

 O refrigerante de guaraná com cor de caramelo e sabor de tutti-frutti produzido pela Ferráspari, remetia ao doce, daí a ideia de chamar o refrigerante pelo mesmo nome. Então, em 1932 nasce o guaraná Turbaína.Rótulo da primeira produção do refrigerante - foto: saborbrasil.it

Entre as décadas de 40 e 50, outras empresas passaram a usar o nome Tubaína, graças a uma autorização da Ferráspari. Esta reprodução da marca por outras companhias fez com que o nome se propagasse por todo o país rapidamente. É aí que surgem marcas como a Itubaína, Taubaína, Tubaína Conquista, Tubaína Funada, Simba, Tubaína Baré, entre outras.

Todas as fábricas são coordenadas por um sistema unificado de gestão, que cuidará do fornecimento da fórmula concentrada e também do marketing do produto. Esta atitude tem o objetivo de gerar uma única imagem em torno da marca e criar um refrigerante brasileiro.
As fábricas que aderiram ao sistema proposto pela Ferráspari seguem algumas diretrizes, como a produção com concentrado único, usando formato de embalagem e rótulos padronizados, dentro de normas e condições estabelecidas pela gestora, e distribuir em território definido.

Em 2011 a Ferráspari decidiu voltar a produzir a Turbaína e, depois de realizar uma pesquisa com os consumidores, percebeu que poderia voltar ao nome que caracteriza o produto: Tubaína.

Tubaína Bar

Fundado em julho de 2009, o Tubaína é um bar especializado em refrigerantes regionais que são produzidos por pequenos fabricantes, principalmente do interior de São Paulo.

A ideia é trazer um pouco do ambiente interiorano ao bar e isso é perceptível desde o momento em que você entra no local até a hora de escolher o que vai beber e comer.

Para acompanhar os vários tipos de tubaína, pratos interioranos e um pouco de álcool na mistura que já criou mais de 20 drinques exclusivos da casa.

O Tubaína Bar fica na Rua Haddcok Lobo, 74. São Paulo – www.tubainabar.com.br

Com informações dos portais Tubaínas a Afins, Sabor Brasil e Tubaína Bar.
 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS