Varejo aproveita Dia da Mulher como oportunidade de engajamento

Embora não seja uma data tão expressiva para o faturamento, esse dia pode ser utilizado por varejistas como ferramenta para cativar o público feminino, tão influente para o setor

O Dia Internacional da Mulher é uma data que ganha cada vez mais expressão no país. E o setor reconhece no evento uma oportunidade não só de faturar mais, mas também de engajar o público feminino. Não é novidade que as mulheres representam a maioria dos consumidores de lojas físicas, mas o número de colaboradoras e empreendedoras no comércio também.

Uma pesquisa do Sebrae mostrou o número de mulheres à frente de microempreendimentos tem crescido muito no Brasil, especialmente no que diz respeito ao comércio e à prestação de serviços. Entre as atividades mais frequentes entre as mulheres em todo o Brasil está o varejo de artigos de vestuário e acessórios, que registra 75% de participação de mulheres no comando.

Portanto, essa pode não ser uma oportunidade extraordinária de faturamento, mas é, sem dúvida, uma chance singular de cativar um público economicamente ativo e que tem um poder influenciador muito grande.

O sexo feminino representa 65% das compras de vestuário, 52% de todas as compras de veículos novos, inclusive caminhões, e elas têm influência na compra de 80%. Nos eletrônicos, o percentual é de 45% nas compras feitas por elas e de 61% nas que elas influenciam; 20% das compras de moradia são feitas por mulheres solteiras e 91% é o percentual de todas as compras no setor influenciadas por mulheres. Os setores de plano de saúde (80%), viagem (70%), seguros, investimentos e planos de aposentadoria (90%), vinhos (55%) e jogos eletrônicos (40%) também são dominados por elas, de acordo com o livro ?Por que elas compram?, da autora Bridget Brennan.

Mas, mais importante, as mulheres tendem a fazer mais compras motivadas por impulsos emocionais do que homens. A conclusão é de um estudo inédito encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para testar as práticas e o grau de conhecimento do brasileiro sobre educação financeira, em 2013. O gradual processo de inserção de mulheres no mercado de trabalho e, consequentemente, com um maior poder aquisitivo, fez com que elas passassem a consumir não somente para atender as necessidades básicas, mas inclusive, para saciar desejos.

Ações do varejo

Como forma de homenagear suas clientes, o Shopping Center Norte vai oferecer nos dias 8 e 9 de março, respectivamente sábado e domingo, uma série de ações especiais dedicadas a elas, que hoje representam 54% do público consumidor do empreendimento. Em parceria com a Vult Cosmética, o Shopping será palco do Espaço Beleza, onde mulheres poderão ser maquiadas, receber dicas de profissionais e conhecer os últimos lançamentos da marca. O estande irá funcionar gratuitamente em frente à Praça de Eventos entre 10h e 22h no sábado e entre 14h e 20h no domingo. Além disso, no dia 8, promotoras do Center Norte irão presentear com sombras Vult Cosmética todas as mulheres que transitarem nas portarias principais do centro de compras. A distribuição terá início às 11h e será realizada enquanto durarem os estoques.

A C&A traz ações inéditas para suas lojas, ao apresentar a coleção que antecipa as principais tendências da próxima temporada. Chamado de Dia V, a data, que comemora a virada de coleção da C&A, contará com uma série de ações. O grande destaque é a Compra Premiada, promovida em todas as lojas da rede, na qual os clientes recebem um voucher na fila do caixa, para concorrer a cartões-presentes.  Pela primeira vez, 12 unidades, estrategicamente selecionadas em todas as regiões brasileiras, ficarão abertas até a meia-noite. Cada unidade contará com promoções e entretenimento, como Raspadinhas Premiadas, esmaltação de unhas; vale-make e vale-penteado; DJs; e coquetel. Das 12 lojas, cinco contarão ainda com workshop de headband e vale-tatuagem. Na Flagship do Shopping Iguatemi, em São Paulo, além das ações descritas acima, estão previstos um pocket show da banda Copacabana Club, Wi-Fi grátis, fotos que se poderão ser transformadas em gifs e ser compartilhados no Facebook, cobertura fotográfica e em vídeo do evento e um desfile de moda. Por fim, todas as lojas contarão com vitrine e layout diferenciados, produzidos pela Vimer.

O Instituto Embelleze preparará suas 360 unidades para atenderem gratuitamente mulheres da região, oferecendo cortes de cabelo, esmaltação, penteados e maquiagem. Cada unidade terá seu critério de atendimento, que poderá ser por agendamento ou ordem de chegada.




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS