Editorial – Pessoas, produtividade e eficiência operacional

Com a frequência das coleções de moda, o varejo brasileiro tem ganhado novos concorrentes, locais e de fora ? falamos exclusivamente disso, inclusive, na matéria ?Varejo atrativo? mais à frente. Noticiamos há pouco a recente chegada de dois gigantes da moda internacional GAP e Desigual. No início do novo ano outras redes internacionais já anunciaram a vinda ? H&M, Apple e Eataly são só alguns nomes da lista. Com tanta movimentação, o mercado se torna mais complexo e a busca por se tornar mais competitivo é inerente. Eficiência operacional e produtividade viraram as novas palavras da moda nos eventos de varejo mundo a fora (que, aliás, nesta edição repercutimos quatro, SAP Retail Forum e Shop.org, nos EUA, e Cartes e World Retail Congress, em Paris).

E aqui entra a notícia mais quente envolvendo a revista NOVAREJO: a parceria firmada com a Great Place to Work, empresa de pesquisa e avaliação de gestão de pessoas ? tema que impacta diretamente a produtividade. Por meio dessa parceria, teremos em 2014 a pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar GPTW NOVAREJO, que irá englobar premiação, edição especial e geração de muito conhecimento sobre as melhores práticas em gestão de pessoas no setor de varejo. Essa é a primeira vez no mundo que a GTPW lança um corte setorial. ?Teremos indicadores específi cos para o varejo que fazem sentido nesse setor, o que irá ajudar as empresas a priorizar ações que precisam ser tomadas?, adiantou Rui Shiozawa, CEO da GPTW. As inscrições já começaram, fique de olho.

Encerramos este ano trazendo duas boas histórias. Os leitores enviaram suas perguntas para o CEO das Óticas Carol, Ronaldo Pereira. Em 2006, a rede não passava de 60 lojas, e agora já conta 650. Pereira comentou os meandros dessa expansão impressionante e como a empresa reposicionou a marca focando nos óculos de sol. O outro personagem é Nelcindo Nascimento. Primeiro franqueado da rede de lavanderias 5àsec aqui, ele levou bons anos para conseguir deslanchar a marca por aqui. E quando conseguiu, fez dela a maior operação da empresa no mundo, em tamanho e em faturamento. Hoje assina como CEO. Confere lá. Boa leitura e até 2014!




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS