Cash and carry à moda alemã

Visitamos o Metro Cash & Carry, em Dusseldorf; sortimento e limpeza servem como inspiração

Há duas semanas estivemos emDusseldorf, na Alemanha, para a cobertura da feira Euroshop, acompanhando a caravana de brasileiros promovida pelo Popai. A programação incluiu visitas técnicas pelo varejo alemão, entre elas uma ao Metro Cash & Carry, considerado o líder mundial no mercado de atacado. São 757 lojas em 29 países.

Visitamos a terceira loja da rede, inaugurada em 1967, com 18 mil metros quadrados ? é a quinta maior loja. Em 2005 ela passou por umareforma, e ampliou o espaço dedicado ao food service. O sortimento está organizado para atender três públicos: transformadores (hotéis, restaurantes, cafeterias), negociadores (postos, pequenas lojas), e serviços (escritórios). 50% das vendas são para o primeiro grupo, os transformadores.

Fomos atendidos pelo supervisor da loja, Stegan Piepenstock. Era véspera de carnaval e a loja estava ambientada com decoração e destaque para itens ligados à data.

A peixaria é um destaque à parte. Segundo, Piepenstock esta é a loja que mais vende peixes na cidade deDusseldorf ? representa 7% das vendas da loja.

A parte de laticínios também impressiona. São mil tipos de queijo diferentes. E para ajudar o consumidor indeciso ou que desconhece a variedade, a loja disponibiliza, preso ao lado do refrigerador, um livreto com as distinções dos tipos de queijo, como combinar, receitas etc.

Por falar em detalhes que impressionam, é preciso citar a limpeza. A loja é impecável. Embora venda grandes volumes, e lide com alto fluxo, não vimos durante a visita, nenhum resíduo pelo chão, gôndolas desarrumadas, ou vestígio dedesorganização.

A adega também merece destaque. Oferece desde um vinho de 3 euros a um dos mais caros do mundo, o Petrus, a 3.164 euros. Seu segundo andar abriga uma exposição de destilados e um bar para degustação finamente decorado. Vale ressaltar que na loja estão em exposição mais de 60 mil itens.

 

 




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