Tecnologia pode auxiliar a diminuir o número de trocas

A troca pode ser realizada em até sete dias não apenas em decorrência de defeito, mas também por qualquer tipo de insatisfação. Mas isso é caro para o varejista

A logística reversa é um custo que impacta a rentabilidade dos e-commerces, mas algumas soluções podem diminuir as trocas, e ao mesmo tempo, oferecer uma melhor experiência ao cliente.

A troca pode ser realizada em até sete dias não apenas em decorrência de defeito, mas também por qualquer tipo de insatisfação. Mas isso é caro para o varejista.

A Netshoes criou a ferramenta Shoefitr, que permite a comparação em 3D dos tamanhos de tênis, e oferece uma tabela de tamanhos em que o consumidor seleciona gênero, peso, altura e no fim, recebe a indicação do melhor modelo e tamanho. A Marisa, por sua vez, criou em 2010, o Indique suas Medidas. A inglesa Asos também usa uma ferramenta para auxiliar na escolha do consumidor.

Um aplicativo da SAP para iPad mostra vídeos explicativos em 3D de como montar um produto. A intenção é reduzir o índice de trocas na compra de produtos por falta de conhecimento do consumidor de como montá-lo.

Confira o vídeo que mostra o funcionamento do aplicativo:

* Leia mais sobre as estratégias das empresas para lidar com a complexa equação das trocas na edição 34 da revista NOVAREJO.




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