O presente que muda a experiência de compra

Quando o principal é conquistar, emocionar e transformar a maneira como o consumidor enxerga a empresa, quem ganha é o cliente e a marca

Na corrida pelo melhor lugar diante das concorrentes, preço, qualidade no atendimento e explicação dos produtos vendidos fazem a diferença. Mas um toque especial sempre é bem vindo, bem visto e bem quisto. E desta maneira, uma atitude inusitada surpreende tanto o consumidor quanto o concorrente.

Pensando desta maneira, o Magazine Luiza aproveitou a chance para ser o que talvez possam chamar de imprevisível. Durante o jogo das oitavas de final da Copa – Brasil x Chile – o paranaense Rafael Gambarim foi um dos bilhões de brasileiros a ficar nervoso, emocionado e feliz com as defesas do goleiro Julio César.

O torcedor se exaltou tanto durante a disputa das cobranças de pênaltis que acabou quebrando a TV enquanto comemorava uma das defesas do goleiro. Antes mesmo do final da partida. O vídeo da ação do rapaz foi compartilhado no Facebook e WhatsApp, além das cópias no Youtube. A repercussão foi tão grande, que o torcedor foi procurado pela mídia estrangeira. Veja o vídeo:

 

Mas depois de tanta emoção, o torcedor não teria televisão para assistir ao jogo contra a Colômbia nas quartas de final. Após ver o vídeo publicado no Twitter oficial do Magazine Luiza, Rafael respondeu mencionando que seus amigos gostariam de amarrá-lo para que não quebrasse nada no próximo jogo.

Personagem e porta-voz da marca nas redes sociais, a Lu entrou na brincadeira e acabou presenteando Rafael com um projetor multimídia. Desta forma, ele poderá torcer ao máximo, sem correr o risco de quebrar outra TV.

Além de presenteá-lo, o Magazine Luiza preparou uma ação especial para o próximo jogo. Rafael terá seus batimentos cardíacos monitorados e haverá um “bolão” nos perfis oficiais da varejista nas redes sociais. Se algum fã ou seguidor acertar em cheio o pico dos batimentos do empresário, o Magazineluiza.com irá liberar uma oferta exclusiva nas suas redes sociais.

“A ação reforça a estratégia do Magazine Luiza de estar cada vez mais presentes no dia a dia dos clientes. Somos a única rede varejista patrocinadora das transmissões dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, reforçando nossa multicanalidade por meio da personagem Lu, que ajuda o consumidor no que ele precisar, tirando dúvidas para fazer a compra certa, oferecendo informações de produtos, trazendo ofertas e muito mais”, conta Decio Sonohara, diretor de e-commerce do Magazine Luiza.


Estrelando: o presente

Esta não é a primeira vez que uma empresa presenteia o consumidor. Nos Estados Unidos, um garoto de sete anos economizou o dinheiro que ganhava dos pais para comprar um boneco da LEGO.   Após levar o brinquedo a um passeio no shopping, o Jay ZX caiu do bolso de seu casaco sem que ele percebesse.

Com a ajuda dos pais, o garoto Luka Apps escreveu uma carta para a marca explicando o ocorrido e pedindo por outro boneco. Em resposta lúdica, a LEGO afirma que encaminhará outra unidade para ele, mas enfatisa que é necessário cuidar bem da peça e sempre dar ouvidos ao pai – que lhe disse para não levar o brinquedo ao passeio.

No ao passado, a empresa canadense WestJet presenteou os passageiros de dois voos. A começar pela sala de embarque, um Papai Noel lhes perguntava o que gostariam de ganhar no Natal. O bom velhinho aparecia de azul – a cor da companhia – ao vivo em um telão para falar com quem esperava nos aeroportos de Toronto e Hamilton para viajar a Calgary.

Assim que os passageiros desembarcaram o trabalho começou: 150 funcionários da Westjet correram para comprar os presentes de Natal que os passageiros pediram. Televisor, tablet, meias etc, um diferente do outro. A surpresa estava na esteira rolante do aeroporto de Calgary. Confira a ação no vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=zIEIvi2MuEk

Em comemoração ao Dia do Consumidor, 18 de março, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) presenteou passageiros que aguardavam por suas bagagens, no aeroporto de Viracopos, Campinas. Um porta documentos e o guia “Voar Melhor – Guia do Passageiro” vinham embrulhados como um presente, nas esteiras.

O Boticário comemorou os dez anos do perfume Malbec presenteado os mil maiores fãs da marca em todo o país. Cada um deles recebeu um Malbec Supremo personalizado, com o seu nome gravado no frasco. Esses 1.000 clientes fazem parte do Clube Viva O Boticário.

A marca de detergentes Finish e a Brastemp levaram caminhões-pipa para a casa de clientes no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Moradores de São Paulo que haviam comprado lava-louças receberam o “presente” junto à entrega do eletrodoméstico. A ação buscou tangibilizar o volume de água (27 mil litros) que o equipamento é capaz de economizar em um ano de uso.

Após a dinâmica, os caminhões-pipa foram doados para as entidades Criança Cidadã e Liga Solidária, que estão sofrendo com a escassez do recurso natural. Sob o mote ”Como você reagiria ao receber, de uma só vez, toda a água que pode economizar ao longo de um ano?’, a iniciativa contou com a participação do ator e comediante Rodrigo Capella, como entregador. Confira a reação das pessoas no vídeo abaixo.

A experiência do cliente será é um dos temas abordados no Conarec 2014, Congresso Nacional das Relações Cliente-Empresa. Saiba mais sobre o evento deste ano em www.conarec.com.br

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