Confira a entrevista exclusiva com o italiano Massimo Scattarreggia, fundador, sócio e CEO da Indesign, um dos mais respeitados escritórios de design do mundo, sobre o conceito de design thinking voltado aos negócios
O uso do design thinking nos últimos anos se estendeu para uma direção inusitada, os negócios. A origem dessa nova aplicação do design esta? associada a? consultoria IDEO, empresa norte- americana que desenvolve inovações com base no pensamento de um designer – dai? a denominação do conceito: design thinking.
O italiano Massimo Scattarreggia, fundador, sócio e CEO da Indesign – um dos mais respeitados escritórios de design do mundo ? concedeu uma entrevista exclusiva a revista Consumidor Moderno onde apresentou as bases desse conceito e como ele pode ser inserido dentro das organizações a fim de moldar novas soluções para a evolução de seus negócios.
Consumidor Moderno – Quando uma empresa, ou um CEO, deve considerar a possibilidade de introduzir a metodologia de Design Thinking no seu modelo de negócio? Ele pode ser aplicado em qualquer setor?
Massimo Scattarreggia ? Aplicar o Design Thinking em uma companhia é abraçar um novo ponto de vista. Bidimensional, bifocal com a atenção dada tanto aos acionistas como aos consumidores. Significa, portanto, ter como objetivo criar valor para o primeiro e inovação para o último. A combinação desses dois objetivos é dar vida àquilo que chamamos de ?inovação estratégica?, que nada mais é que a busca do crescimento, do desenvolvimento e da melhoria ou adaptação da atividade empresarial sem acrescentar custos permanentes ? o que cria valor para os acionistas. Mas para ser estratégica a inovação também deve ser original, única. Ela deve criar um ponto de diferenciação. Deve ser relevante e conter um significado, construído em torno de uma ideia poderosa e, finalmente, ser real, viável e rentável. Há muitos estudos que mostram que companhias inovadoras são mais bem mais sucedidas do que outras. Uma pesquisa recente do Boston Consulting Group mostrou que os líderes empresariais têm a inovação entre os três principais fatores críticos do seu sucesso. Sobre sua aplicação, o design thinking é um processo não linear, multidisciplinar, colaborativo e adaptável, que pode ser construído em diferentes escalas. Portanto, pode ser aplicado em setores e realidades empresariais distintas. No entanto, exige a combinação de análise e intuição: problemas a encontrar e problemas a resolver. A vantagem competitiva que você pode criar partindo do DT é realmente grande. As empresas que se dedicam ao desenvolvimento dessa metodologia dentro das organizações – como a indesign, a empresa da qual sou CEO – criam estratégias e processos para a inserção da inovação na intersecção de diferentes áreas como tecnologia, business e valores humanos.
CM – Quais seriam os principais desafios para disseminar internamente a metodologia de Design Thinking em uma empresa?
MS – O primeiro desafio é entender o Design Thinking como uma filosofia. É preciso entender que a sua aplicação integral é mais importante do que a soma de suas partes. É preciso compreender que o DT não é uma teoria aplicada, mas um método que deve ser praticado, experimentado e adaptado a cada situação específica. O segundo desafio é entender que o designer é o agente do Design Thinking. Ele é o gestor de todos os seus atributos e, consequentemente, a presença desse profissional dentro da organização é fundamental para aprendermos a lição do DT. O terceiro desafio é entender os padrões de engajamento adequados para se introduzir o DT nas agendas organizacionais. A adequação de modelos individuais é que permitirá explorar todo o seu potencial.
CM – Como medir o impacto dessa metodologia em uma empresa? Os indicadores também são diferentes?
MS – O Design Thinking – compreendido como uma abordagem que enquadra criativamente o problema, gerando soluções, plataformas, estratégias, sistemas e paradigmas inovadores na intersecção de várias disciplinas e campos – precisa de uma métrica criada especificamente para cada projeto. É contrário ao próprio espírito do DT ter uma metamétrica que mede todos os resultados baseados na mesma escala. Os parâmetros terão a mesma essência do DT: a experimentação, a prototipagem, a validação e a iteração para a perfeição do resultado final. Sua referência é sempre o usuário do processo ou o consumidor daquele produto.
CM – Como Design Thinking pode ser usado para permitir que as empresas modelem seus negócios de uma forma mais relacional e menos transacional?
MS ? O Design Thinking baseia o desenho do produto ou serviço no estudo das necessidades do usuário, com o qual o designer conecta emocionalmente por meio da empatia criada na fase da pesquisa. Depois da criação, a prototipagem e a iteração têm como objetivo acercar o produto ou serviço da satisfação do usuário. Isto significa atuar segundo um modelo mais relacional que transacional.
CM ? Como eleger a agência mais adequada para a inserção do Design Thinking em uma empresa?
MS ? Hoje, no mundo dos negócios, há muitas empresas de consultoria que se oferecem para melhorar a experiência de compra de um produto e redesenhar os sistemas e processos de uma companhia com base no Design Thinking. Os esforços dessas consultorias estão centrados em transformar os atores desse processo em designers e sugerir uma nova metodologia para o desenvolvimento de um projeto. Mas o design estratégico não se baseia apenas em pensamentos, mas na capacidade de fazer com que essa nova maneira de pensar gere resultados práticos e úteis – uma mudança positiva. E isso não é tudo; a aplicação do DT exige a sabedoria de moldá-lo e utilizá-lo de forma crítica.
CM – Para o Design Thinking o que é mais importante na construção de modelos inovadores de negócios e produtos: o conceito ou o processo?
MS – O processo deve gerar o conceito. A relação entre processo e conceito e a mesma que entre metodologia e resultado. Mas atenção: o Design Thinking, sendo altamente eficaz, tem dois pontos fracos em termos de atitude e de processo. O primeiro ponto fraco é que muitas vezes o DT se revela como uma forma de consultoria de negócios tradicional, que não é capaz de gerar uma mudança positiva. O segundo é que com o usuário como a referência mais importante na construção desse conceito é preciso levar em consideração outros fatores. No caso de uma empresa, o ambiente em que operamos, o mercado e a concorrência que nos confrontam e com as quais lutamos, além das tendências que influenciam os processos de compra daquele produto ou serviço.
* Confira a cobertura completa do Consumidor Moderno Experience Summit na edição #197 da revista Consumidor Moderno.
Women’s football
Login Error The email address/password you submitted is wrong or could not be foundI love the perspective for the fans.michael kors outlet uk Princess Anne Elementary students put a little zip in their steps
They were fired up and navigating through a tree lined obstacle course March 25.chaussures louboutin elect Rick Scott prays at a prayer breakfast at FAMU’s Lawson Center in Tallahassee on Tuesday, January 4, 2011.timberland uk “Their atmosphere in there can sometimes be overwhelming, so having home ice is definitely a huge advantage.sac hermes
Maeda, who plays for Jubilo Iwata, added: “We will have the next game very soon.chaussures louboutin J’étais à côté, c’est le cas).mcm backpack for sale When Pop looked up at the disturbance, Paul kept a straight face and the others would get sent away from the table.mulberry outlet
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
A empresa leva a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério. Este documento reitera o comprometimento legítimo do Grupo Padrão, com seus clientes e visitantes e explica o tratamento de seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
Nossa sede está localizada na Rua Ceará, 62 – Higienópolis – São Paulo – SP Brasil, CEP 01243-010 e disponível para contato por meio dos seguintes canais: falecom@gpadrao.com.br, encarregadodedados@gpadrao.com.br Telefone: (11) 3125 2244, e Website www.gpadrao.com.br.
CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
1 – Nome Completo
2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
Informamos que os Dados Pessoais coletados neste ambiente estão sob os nossos cuidados e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos negócios descritos nesta Política.
Também realizamos o tratamento indireto de Dados Pessoais para prover melhor funcionamento deste website. Estas informações são obtidas por meio de cookies e plug-ins de terceiros enviados ao seu navegador e são estritamente necessários para o funcionamento da plataforma, não sendo possível identificar o usuário/titular a partir delas.
O QUE SÃO E COMO UTILIZAMOS A TECNOLOGIA COOKIES
Cookies são arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos quando você visita o site ou aplicativo, ou utiliza os serviços on-line da MUNDO DO CX. Geralmente, um cookie contém o nome do site ou aplicativo que o originou, seu tempo de vida e um valor, que é gerado aleatoriamente.
Este site utiliza cookies para facilitar o uso e melhor adaptar seu website e aplicações aos interesses e necessidades de seus Usuários, bem como para auxiliar e melhorar suas estruturas e seus conteúdos. Os cookies também podem ser utilizados para acelerar suas atividades e experiências futuras em nossos serviços. Para melhor conhecimento sobre os tipos de cookies e as suas utilidades, elaboramos a tabela abaixo:
Tipos de Cookie
Como Atuam
Necessários
São essenciais para que este site carregue adequadamente, permita uma navegação correta e o uso de todas as funcionalidades disponíveis.
Desempenho
Ajudam a entender como os visitantes interagem com nossas páginas.
Funcionais
Permitem ao site “lembrar” suas escolhas de navegação, personalização da experiência.
Marketing
Utilizados para fornecer ao usuário um conteúdo relevante e que vá de encontro ao seu interesse.
3.1 CASO DESEJE SABER COMO GERENCIAR COOKIES EM NAVEGADORES, ACESSE OS LINKS ABAIXO:
Salientamos que não coletamos qualquer dado sensível (origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico) por esta plataforma e o nosso conteúdo não é direcionado às crianças e adolescentes, assim não fazemos avaliação qualificação ou coleta intencional de seus Dados Pessoais. Se você tem menos que 18 anos de idade, pedimos que não envie quaisquer dados pessoais por meio do nosso website ou plataformas sem o consentimento expresso e a participação de um responsável.
COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratado. Entre as medidas de segurança implementadas estão a implementação de controle de acesso dos usuários e ambientes de tratamento de dados e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls, Antivírus), entre outros controles de segurança da informação.
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da Empresa e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados com a Empresa, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.
COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
Se você acredita que seus Dados Pessoais foram tratados de maneira incompatível com esta Política ou com as suas escolhas enquanto Titular dos seus Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política e à forma como tratamos seus Dados Pessoais, entre em contato conosco. Nós temos um Encarregado que está à disposição nos seguintes endereços de contato:
Endereço para correspondência: Rua Ceará, 62 – Higienópolis – São Paulo – SP Brasil, CEP 01243-010
MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Como estamos sempre buscando melhorar os nossos serviços e a forma como operamos, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Assim nos reservamos no direito de alterar essa política sempre que necessário, visando garantir a você mais segurança e conveniência e melhorar cada vez mais sua experiência. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.
LEI APLICÁVEL
Este documento é regido e deve ser interpretado de acordo com as leis da República Federativa do Brasil, ficando eleito o Foro da Comarca de São Paulo, São Paulo, como o competente para dirimir quaisquer questões porventura oriundas do presente termo, com expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.