Tecnologia unifica varejo, crédito e cartão de pagamentos

As operações integram a varejista Dadalto, a Financeira Dacasa e unidade dedicada ao negócio de materiais de construção o D&D

Tempo de leitura: 2 minutos

9 de maio de 2014

O Grupo Dadalto, varejistas com mais de 100 lojas distribuídas por cidades do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, implantou uma rede metropolitana com tecnologia da Extreme Networks para suportar as exigências de tráfego e gerenciamento de transações de TI de sua nova estratégia de negócios.

As novas operações de negócios do grupo envolvem a integração de processos de vendas, logística, meios de pagamento e crédito ao consumidor, para isso, a empresa contratou os serviços de consultoria, projeto e integração da LiveConsult, uma parceira da Extreme Networks especializada na oferta de estruturas de redes voltadas para a maximização da produtividade e confiabilidade de processos de negócios.

As operações integram a varejista Dadalto, a Financeira Dacasa e unidade dedicada ao negócio de materiais de construção o D&D. A gestão e operação destas frentes distribuía-se, até o ano passado, por dois data centers independentes e isolados, além de uma unidade de call center com aproximadamente 500 posições.

Com bases tecnológicas distintas e modelos de comunicação heterogêneos, estes três sites geravam custos operacionais elevados e exigiam estruturas redundantes de gerenciamento e suporte.

Com isto, a unificação da estrutura de comunicação e TI tornou-se uma exigência imprescindível. De acordo com Bruno Vairo, Gerente de Infraestrutura e Segurança de TI do Grupo Dadalto, um dos grandes desafios para a unificação era a necessidade de evoluir, aproveitando ao máximo as instalações já disponíveis e mantendo as operações de negócio ininterruptas durante o processo de mudança.

?Um dos diferenciais decisivos da tecnologia da Extreme que a LiveConsult nos apresentou, nesse fase do processo, está na estrutura modular do sistema operacional de redes ExtremeXOS. Trata-se de um sistema extremamente maleável, que dá total liberdade para configurações, de teste ou definitivas, sem comprometer as operações em andamento?, afirma o executivo.

Ainda segundo ele, outra característica do projeto é a capacidade dos switches Summit de interagir com a tecnologia de outros fabricantes, o que permitiu a implementação de uma rede ?agnóstica?, na qual o backbone Extreme Networks opera com redes de acesso e de borda com tecnologia de outros fabricantes, explorando o máximo de funcionalidades oferecidas por estes dispositivos.
A nova Metro-LAN do Grupo Dadalto interconecta os dois data centers da empresa e mais o seu site de call center, conectando cerca de 3 mil usuários de sua base total de 5 mil colaboradores.

Para Bruno, a qualidade de serviços proporcionada pela solução com Extreme Networks é medida não só pelos níveis de estabilidade e rapidez das transações das áreas de crédito de varejo, mas também por um substancial aumento da satisfação do usuário. ?Uma surpresa agradável para nós foi que os usuários quase nem perceberam as fases mais complicadas do projeto e, após sua inauguração, passaram a nos reportar um alto nível de aprovação pela nova estrutura gerada?, afirma o gerente de TI.




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS