Consumo Consciente

NA COPA, A ANVISA DARÁ NOTAS DE LIMPEZA PARA BARES E RESTARANTES DE CIDADES-SEDE

O QUE FAZ EM RELAÇÃO AO TRABALHO ESCRAVO?

O aplicativo gratuito Moda Livre avalia as ações que as principais varejistas de roupa do Brasil tomam em relação ao trabalho escravo dentro de suas cadeias de suprimento. As 22 marcas listadas responderam a um questionário sobre compromissos assumidos para o combate, medidas de fiscalização de fornecedores, e comunicação com os clientes. Está disponível em iOs e Adroid.

FONTE DE ENERGIA: CASCA DE AVEIA

Ao completar 60 anos, a PepsiCo Brasil recebeu o Prêmio ECO, realizado pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio). O projeto vencedor Geração de Energia com Biomassa de Casca de Aveia está em atividade desde 2011 na fábrica de Porto Alegre. A unidade passou a utilizar casca de aveia, que era resíduo do processo produtivo, em substituição ao gás natural como fonte de energia na caldeira de vapor que abastece suas linhas de produção. Com o feito, foi possível reduzir em 38% o consumo de energia por quilo de aveia produzido localmente ? ou 30% do consumo absoluto de energia ? devido à capacidade de produção de vapor atingida pelo sistema além da redução de 1.042 toneladas nas emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa reutiliza 1.440 toneladas de casca de aveia por ano, o que representa a redução de 20% deste resíduo. Outro benefício foi a diminuição do consumo de gás natural, um combustível de origem fóssil não renovável, que permitiu o encerramento do contrato da PepsiCo com a empresa fornecedora local.

PEÇAS DE BIKE À VENDA EM VENDING MACHINE

A Bikestock é uma vending machine 24 horas que vende acessórios de bicicleta. Por enquanto, existe apenas um exemplar da vending machine no bairro do Brooklyn, em Nova York (EUA). A máquina começou a fazer sucesso no final de 2013, vendendo água, energéticos, ferramentas, luzes, travas e câmaras de ar para os pneus (campeãs de venda). O objetivo da iniciativa é ajudar ciclistas que se encontrem em apuros. Os criadores da máquina, Matthew von Ohlen e Joseph Huba, financiaram do próprio bolso a primeira unidade e estudam planos de parcerias com empresas que incentivam seus funcionários a irem trabalhar pedalando.

#FAIL

Estudo da E.life apresentou as principais reclamações no Twitter em 2013 (empresas de telefonia móvel e fixa, de eletrônicos, emissoras de TV, instituições de ensino e alimentos), e o perfil de quem usa o Twitter para reclamar:

  • agitador: se une a outras pessoas para ganhar notoriedade
  • colaborador: deixa a impressão que é integrante da empresa
  • decepcionado/traído: compartilha as experiências negativas
  • pidão: pede benefícios e exclusividade às marcas
  • especialista: passa detalhes técnicos e específicos sobre os produtos
  • tira dúvidas: é educado e pede respostas
  • reclamão: usa apelos dramáticos e exagera nas reclamações

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS