O reverso das compras coletivas

Proposta do site ?Compraria? é inverter a lógica de compra e deixar na mão do consumidor a decisão. No entanto, variedade de produtos decepciona

Lançado em março, o site Compraria é uma plataforma de intermediação entre clientes e varejistas, que reúne ofertas de compras dos consumidores para negociar preços mais atraentes. A publicidade do grupo incide em reverter a lógica dos sites de compra coletiva.

O usuário pesquisa determinado produto, dá um lance de quanto estaria disposto a pagar e o reserva através de um cadastro com cartão de crédito. Se no prazo de um mês o site encontrar algum varejista na Internet capaz de atender àquele preço, a transação é efetivada. 

O Compraria traz um sistema de perguntas para direcionar o internauta em meio às ofertas. Por exemplo, uma câmera fotográfica. São feitos três questionamentos: para qual objetivo você precisa dela? Você necessita de mobilidade com a câmera? Precisa que ela seja à prova d?água? Ideia divulgada era de que o software indicaria o produto mais adequado a partir dessas respostas.

Pouca variedade

Apesar da filosofia inovadora, o Compraria parece ainda precisar acertar alguns ponteiros. A variedade de produtos oferecidos é baixa, mesmo quando são alterados sensivelmente os campos de respostas. Por exemplo, quem marca as guias de óculos de sol ?masculino?, ?social? e ?discreto? resulta nas mesmas ofertas nas de quem marca ?masculino?, social? e ?extravagante?.

Em outra experiência ainda mais comprometedora, os três modelos de fogão oferecidos são exatamente os mesmos para quem selecionar as opções ?até 2 pessoas?, ?cozinhando 1 vez por semana? e ?tipo de cozinheiro: iniciante? dos outros usuários que escolherem as guias ?acima de 5 pessoas, ?cozinhando 6 vezes por semana? e ?chef?.

Preço abaixo do mercado

Um dos sócios do site, Marcos Freire Mello, explica que o preço abaixo de mercado é atingido porque o site consolida vários pedidos para ganhar volume na negociação com varejistas. ?É um modelo de vendas onde o consumidor é ativo na escolha do valor. Acreditamos que possamos atingir descontos de até 40% abaixo do menor valor do mercado?, diz.

Outra inovação é identificar o perfil do cliente a partir das fases da vida: aprendizagem, crescimento, estabilidade ou maturidade e os subtítulos: primeira empresa, casamento, filhos, entre outros. A plataforma oferece produtos como eletrodomésticos, instrumentos musicais, equipamentos esportivos e informática, entre outros. 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS