Logística barra crescimento das franquias

Desempenho do franchising poderia ser maior não fosse os desafios na infraestrutura do País, diz ABF

O setor de franquias cresce acima do desempenho da economia do País, mas poderia ser melhor, segundo Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising. Um dos entraves, diz o executivo, é a produtividade, que é cerca de 20% daquela dos profissionais norte-americano, por exemplo. Contudo, o maior entrave para um desenvolvimento ainda maior do setor, diz, é a logística. ?Falta infraestrutura, que vai desde os portos até os aeroportos, embora eles estejam melhores agora do que há alguns anos?, afirma.

A falta de investimentos na infraestrutura afeta os custos logísticos, que, por consequência, impactam os custos operacionais. ?Temos o frete mais caro do mundo e isso afeta a margem de quem trabalha no setor. Logística é um drama?, afirma Camargo. O crescimento agora mais contido da classe média também pode impactar a performance do franchising. ?Há uma estagnação da classe média e nosso nível de renda ainda é baixo em relação aos outros países?, afirma. Uma das soluções neste caso é o aumento da renda da classe D.

A tributação continua na lista dos empecilhos para o desenvolvimento do setor privado. ?O que pedimos é que ao menos haja uma redução do número de impostos e que os sistemas sejam simplificados, porque no Brasil precisamos de um time de advogados e administradores para tentar entender como se recolhe um tributo. É um processo que demanda tempo?, afirma o executivo. 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Quanto custa abrir uma franquia de varejo no Brasil?

Home office é tendência de trabalho para 2020: veja 5 dicas

“Parasita”: Pessoas, baratas, parasitas e a diluição da identidade

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

Quais são as tendências para 2020. Veja a lista

VEJA MAIS