O fim do varejo como o conhecemos

Mudanças demográficas e avanços tecnológicos transformarão o cenário varejista no mundo na próxima década

Um estudo realizado pela Stifel Financial Corp mostra que, nos Estados Unidos, em 2014 os varejistas tradicionais gerarão, pela primeira vez na história, metade de seu crescimento na internet. Isso significa que cerca de US$ 18 bilhões em novas receitas serão gerados por transações online. A influência da internet (e dos celulares) sobre os negócios só deverá crescer nos próximos anos, quando os primeiros representantes dos Millennials (cerca de 80 milhões de pessoas no mercado americano) chegarão à idade adulta.

Para os varejistas tradicionais, porém, o desafio é desenvolver uma operação online robusta sem desviar esforços do dia a dia das operações, que hoje respondem pela parte do leão das vendas. A web hoje responde por cerca de 10% das vendas totais do varejo americano, mas vem dobrando de tamanho a cada cinco anos, sendo que em algumas categorias já responde por mais de 30% das vendas, como no caso dos computadores. Considerando que daqui a 10 anos os consumidores nascidos entre os anos 80 e o início do milênio responderão por 75% da força de trabalho americana (segundo o Brookings Institution), a geração digital provocará uma revolução em todos os segmentos e modelos de negócios do varejo: um estudo da DDB Worldwide mostra que 40% dos homens e 33% das mulheres dessa faixa etária afirmam que o ideal seria conseguir comprar tudo online. Na mesma linha, um estudo do Urban Land Institute mostra que mais de um terço dos millennials não frequenta ou vai raramente a um shopping center.

No World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo, que acontecerá entre os dias 29/09 e 01/10 em Paris, uma série de palestras com empreendedores e executivos inovadores analisará modelos de negócios que têm questionado os paradigmas atuais do mercado. As inscrições para o WRC podem ser feitas pelo site www.worldretailcongress.com e assinantes da NOVAREJO têm 15% de desconto.

NOVAREJO, a melhor forma de conhecer o que é notícia, tendência e inovação no mundo do varejo, acompanhará de perto o WRC, com uma cobertura completa na revista impressa, no portalnovarejo.com.br e nas redes sociais. Não perca!

Veja mais:

Seja bem-vindo, cliente!
Tesco reforça integração multicanal
WRC discute o novo papel das lojas físicas no varejo




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS