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O mapa da mina para a sua loja

O mapa da mina para a sua loja

Empresa oferece tecnologia para varejista mapear o comportamento do cliente no ponto de venda

O ex-diretor de Marketing do Walmart, Marcos Carvalho e o empreendedor de e-commerce Gabriele Bellin criaram a Tectra ? empresa que fornece soluções para que os lojistas conheçam melhor os hábitos dos consumidores. A prestadora de serviços em tecnologia para o varejo oferece duas formas de capturar informações sobre os clientes e criar uma base de dados sobre a experiência de compra.

A primeira é o conceito de ?customer mapping?, que utiliza as próprias câmeras de segurança da loja para construir esse mapa. A segunda foi batizada de ?Tectra MicroLoc?, ferramenta tecnológica de microlocalização baseada em iBeacons ? transmissores Bluetooth. Conforme sua proximidade com um smartphone, os transmissores automaticamente percebem e ativam sinais. Eles detectam por quais corredores e gôndolas o cliente andou e constroem um mapa de calor com os caminhos percorridos.

Além de definir quais os espaços mais chamativos e quais vêm sido preteridos por quem visita o empreendimento, a ferramenta permite que o varejista tenha acesso ao número de visitantes divididos por hora do dia. Assim ele poderá alocar de forma mais inteligente o turno de seus funcionários. Também serão fornecidos dados sobre a conversão de compras, ou seja, quantos das pessoas que entram e passeiam pela loja acabam comprando e quantas vão embora sem gastar.

Esses transmissores (beacons) possuem também a capacidade de ativar mídias no aparelho do cliente conforme ele se aproxima de pontos específicos pré-programados como setores da loja, produtos, locais, pessoas e balcões de atendimento. O sistema pode ser utilizado ainda para que o varejista faça pesquisas de satisfação in loco com seu consumidor e até disponibilize jogos promocionais da empresa.

Além dos pacotes padrão oferecidos, a empresa também está aberta a desenvolver projetos customizados de acordo com a necessidade e desejo de cada lojista. Marcas como a Ri Happy, Magazine Luiza, Fnac Brasil e a Rede Raia Drogasil já são clientes da Tectra e estão utilizando o mapeamento para criar estratégias direcionadas a melhorar a taxa de conversão nos pontos de venda e interagir com o consumidor.


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