Via Varejo dobra faturamento no 2° trimestre

Lucro da operadora das Casas Bahia e Ponto Frio cresceu 98% em relação a 2013

A Via Varejo, administradora das Casas Bahia e Pontofrio lucrou R$ 187 milhões no segundo trimestre desse ano. Empresa cresceu 98% em relação ao mesmo período do ano passado. Receita bruta de vendas atingiu os R$ 6,3 bilhões, crescimento de 7% sobre o 2° trimestre de 2013. Já a receita líquida chegou a R$ 5,5 bilhões, alta de 8%.

No conceito ?mesmas lojas? (aquelas unidades com mais de um ano de funcionamento), o crescimento foi de 5,7%. De acordo com a empresa, desempenho tem a ver com as promoções do Dia das Mães e Copa do Mundo. Smartphones e televisores se destacaram entre os mais vendidos.

Já o EBITDA, indicador financeiro obtido a partir do lucro (subtraídos os juros, impostos, depreciação, amortização), ajustado atingiu R$ 501 milhões, com margem de 9,1%, aumento de 1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. A companhia atribuiu o resultado a um ?plano de melhoria de eficiências operacionais?.

De abril a junho, foram inauguradas seis lojas das Casas Bahia, uma no Sul, uma no Centro-Oeste e uma no Nordeste, alcançando 972 unidades. No entanto, neste trimestre a Via Varejo foi obrigada a fechar 32 lojas.

Isso por conta do termo de compromisso firmado junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que condicionou a fusão do Pontofrio e Casas Bahia ao fechamento de 74 pontos comerciais pelo País. Medida foi utilizada para diminuir a participação de mercado da varejista, que chegava nestas cidades a 60%..

Já o Grupo Pão de Açúcar (GPA), detentor da Via Varejo, abriu 19 novas lojas no 2° trimestre: 15 minimercados Extra, 1 atacarejo Assaí, 1 Pão de Açúcar, 1 drogaria e a primeira unidade do Minuto Pão de Açúcar, chegando a 1.020 lojas.

A receita líquida do GPA cresceu 13,4%, crescimento ?mesmas lojas? de 9,5%. O EBITDA do Grupo avançou 21,1% e chegou a R$ 1,1 bilhão. O lucro líquido ajustado da companhia foi de R$ 407 milhões, alta de 26,3%.

O GPA é o maior empregador privado do País, com 157 mil funcionários, 54 centros de distribuição, 2008 pontos de venda divididos entre as bandeiras Casas Bahia, Pontofrio, Extra, Assaí e GPA Malls. Pertence ao Grupo Casino e opera os e-commerces de suas marcas além do Barateiro, Partiu Viagens e e-Hub.

Os casos de sucesso do varejo físico também serão abordados no maior evento de varejo da América Latina, o Brazilian Retail Week, organizado pelo Grupo Padrão e que acontece nos dias 29 e 30 de julho, em São Paulo. Clique aqui e faça sua inscrição.

Leia mais:

Via Varejo quer mulheres na liderança

Assaí abre loja n° 80 no Brasil

Receita líquida do GPA cresce 13,4%






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS