ONU informará impactos ambientais e sociais de produtos

O programa inclui a revisão ferramentas de informação e sistemas, como normas voluntárias, rotulagem ambiental e abordagens de marketing, para melhor informar os consumidores

Por: - 5 anos atrás

Se depender do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), vivenciar um consumo sustentável será mais fácil daqui para frente. Isso porque, na última semana, foi lançada uma iniciativa global que visa oferecer informações precisas e confiáveis sobre o impacto de um produto no planeta.

Batizado de Programa de Informações do Consumidor (PIC ou CIP, na sigla em inglês), o projeto deve auxiliar governos, entidades certificadoras, empresas e ONGs para que saibam dos impactos sociais e ambientais de determinados produtos.

O PIC será liderado pelos governos da Alemanha e Indonésia com a organização Consumers International. “O consumo e a produção sustentável significam fazer mais e melhor com menos”, disse o subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner.

A ideia é conscientizar os consumidores para que, na hora da compra, saibam optar pelos produtos menos agressivos ao meio ambiente. O trabalho do programa inclui revisar ferramentas de informação e sistemas, como normas voluntárias, rotulagem ambiental e abordagens de marketing.

* Via CicloVivo

 

Leia mais:

Nem carnívoros e nem vegetarianos: conheça os locávoros

Dá para viver sem comprar? Experiência mostra que sim

Coca-Cola desenvolve freezer portátil sem eletricidade