Correios tem nova identidade visual

Redesenho da marca representa mais do que uma mudança estética, “simboliza um momento de grandes transformações da empresa”

O Correios lançou nesta semana sua nova identidade visual. Mais do que uma mudança estética, a nova marca “simboliza um momento de grandes transformações da empresa”.

Foram doze meses de trabalho e o envolvimento de 10 profissionais. “Nosso principal desafio era redesenhar uma marca forte e com um dos símbolos mais reconhecidos do país”, destaca Daniela Lompa Nunes, diretora de Planejamento e Branding da CDA, agência responsável pelo projeto.

A ideia básica, que norteou o início do trabalho, foi de que o projeto não partia do zero, mas que havia muita história por trás da identidade existente que deveria ser reconhecida, entendida e respeitada. “Desde o princípio ficou claro que a marca deveria ser modernizada, porém, mantendo referências da anterior. E antes mesmo de se chegar à etapa de desenho, apresentada no lançamento, houve todo um estudo de reposicionamento estratégico, com análises e pesquisas, para finalmente elaborarmos a Plataforma de Identidade, formada pelos Valores, Pilares e Essência da marca”, completa Daniela.

 


 
Além da nova assinatura visual o trabalho da CDA se estende para materiais de expediente, embalagens, materiais promocionais, site, intranet, frota, uniformes e material publicitário. Além disso, um sistema completo de fachadas para contemplar um número grande de tipologias arquitetônicas pelo Brasil.

LOGOTIPO

A construção do logotipo atual mantém o raciocínio construtivo do logotipo anterior, e adiciona características contemporâneas. Desta forma, o lettering foi construído de maneira modular, tomando a letra “o” como referência para a construção dos tipos. O redesenho em caixa baixa apenas com a inicial maiúscula, simboliza uma assinatura pessoal, menos impositiva, tornando-a mais próxima e amigável.

SÍMBOLO

O novo símbolo nasceu de dentro do atual. As setas, cada uma apontando em uma direção estiveram sempre contidas na marca, e simbolizam a poderosa capacidade dos Correios de ir e vir, de circular, de conectar, de andar por todos os caminhos para realizar sua missão. Elas foram destacadas e trabalhadas para demonstrar toda a flexibilidade dos Correios em atender a diferentes segmentos da população e portes de empresa.

ASSINATURA VISUAL

A nova assinatura visual é clara e legível. Simboliza confiança, solidez, proximidade, inovação e flexibilidade. Ela é aplicada diretamente sobre fundo branco, o que a torna mais leve. E na composição com os tons de amarelo recebe o toque final, trazendo alegria para a identidade visual que, conforme identificado na pesquisa com o público, é um atributo importante da marca.






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