Quem possui um gamemaníaco, seja menino ou menina, já sabe: tirar os rebentos da frente da tela durante um jogo de videogame é uma missão daquelas bem difíceis ? quase impossível se eles estiverem em uma daquelas instâncias do jogo bem avançadas e próximas do fim. E nem adianta apelar para uma das velhas máximas dos jogos de que o jogo excessivo danifica a tela de TV. Aliás, há tempos isso deixou de ser uma verdade.
Ao menos essa semana, os filhos terão um bom motivo para desligar o console e dar uma folga aos pais. O público em geral (inclusive os amantes dos jogos) poderá sentir entre os seus dedos as principais novidades desse rentável segmento do entretenimento dentro da Brasil Game Show.
O evento exibe as principais novidades em jogos, plataformas de jogos e até alguns start ups para celulares. Na lista de jogos, é bem provável que você ouvirá da boca dos seus filhos jogos como Just Dance 2015 (o game de dança mais vendido e jogado do mundo), o PES 15 (em exibição na feira antes mesmo do lançamento mundial), Assassin Creedn Unity e muitos outros.
Mas também é uma ótima oportunidade para os negócios. O Brasil é 11º maior mercado do mundo em vendas de games e consoles, tais como o Playstation 4 ou o Xbox One. Mais do que isso, trata-se de um mercado que já superou as indústrias cinematográficas e fonográficas juntas.
O crescimento do mercado brasileiro há seis anos está na casa dos dois dígitos e não dá indícios de que desacelerará tão cedo. Um estudo da consultoria Euromonitor Internacional mostra que o mercado de jogos virtuais no país cresceu, em média, 26,8% entre os anos de 2008 e 2013. Em reais, foram movimentados mais de R$ 2,1 bilhões. Para o fundador da Brasil Game Show, Marcelo Tavares, os números desse ano são ainda mais animadores.
?Somente no primeiro semestre desse ano, a venda de consoles cresceu 33% em relação ao mesmo período de 2013. Na venda de jogos, o comparativo entre os dois primeiros semestres mostrou um aumento de 17%?, disse Tavares.
Impressionante? Não para quem é do ramo. Marcelo afirma que o espaço disponível para o expositor e, pela primeira vez, ocupou todos os espaços do Expo Center Norte. Uma das novidades, inclusive, é justamente quem está pensando em negócios depois de números tão robustos: o matcharking. Em linhas gerais, é um aplicativo que possibilita o agendamento de reuniões dentro da feira com desenvolvedores e gestores ligados a games, consoles e aplicativos. Após marcar o encontro, há um espaço isolado e distante da feira para o fechamento de parcerias.
Inovação
No rol dos mais procurados para negócios por meio do matchmarketing, não há dúvidas que todos querem conversar com os gestores da Sony (Playstation) ou da Microsoft (Xbox). Mas, em stands menores, há ótimas oportunidades de negócios. Um deles é o aplicativo Pede Rango, disponível apenas para Android pelo site ou no Android Market. ?É um aplicativo de interação entre o cliente (que pede a pizza) e o dono da pizzaria. Por meio disso, eles se relacionam e realizam a compra (ou venda) da pizza, tudo ambientado no espaço sideral. O app ainda tem uma vantagem: quanto mais eu indicar o app para alguém, eu ganho mais e mais pontos, que são convertidos em descontos. No fim, após alguns pedidos, a pizza sai de graça. Dá até para acumular pontos, mas há um limite de até cinco mil pontos?, explicou Francisco Vaghetti Luchese, desenvolvedor do aplicativo e especialista e jogos virtuais. Apesar de já estar disponível para download, ainda carece de parceiros em lugares como São Paulo. Assim, não é possível pedir uma pizza, por exemplo, por aqui. ?Estou aberto para incluir essa ou aquela empresa?, disse Luchese.
Engajamento
No universo dos games, um dos mercados de trabalho em ascensão é o de desenvolvedores de games. Atualmente existem 133 desenvolvedores de jogos que empregam mais de 1.100 pessoas. Um dos mais importantes centros de formação de desenvolvedores de jogos é a rede de escolas de games e entretenimento digital Redzero, que está presente no evento.
A gerente de marketing da empresa, Fernanda Gomes, explicou que o desenvolvimento de jogos para consoles é apenas um dos segmentos possíveis para quem produz games. Empresas como a Coca-Cola, Lego e tantas outras oferecem games gratuitamente jogos nos mercados de aplicativos ou em seus sites. Tudo voltado para o engajamento do cliente. ?Trata-se de um mercado novo. No Brasil existem poucos escritórios, mas já é bem um segmento amplamente explorado lá fora. Estamos falando de uma ferramenta nova na comunicação e voltado para o engajamento e fidelização do cliente. Quando você joga, o game exibe a marca da empresa o tempo todo?, finaliza.
* Acompanhe as discussões sobre o assunto pelo Facebook e Twitter sob a hashtag #Games.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
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Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
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Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
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5 – Telefone Fixo e Celular
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
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Anonimização, bloqueio ou eliminação
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Portabilidade
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Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
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Revogação do consentimento
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Oposição
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IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
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POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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LEI APLICÁVEL
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