Morre o pai do videogame e do Genius

A série de gamification faz uma pausa na série Gamification para mencionar um fato relevante na indústria do entretenimento. Morreu ontem (dia 08/12) Ralph Baer, o criador do primeiro videogame industrializado da história, o Magnavox, e também do Genius (também conhecido por Simon, nos Estados Unidos), um jogo da memória que se tornou um ícone da cultura pop dos anos 1980.

Americano de origem alemã, o engenheiro judeu Baer começou a carreira na área eletrônica produzindo televisores. Na empresa, ele aprendeu a controlar as ondas por onde viajam os sinais do televisor, o que deu origem aos primeiros jogos eletrônicos na TV. Ao dominar essa tecnologia, ele viu potencial comercial e decidiu vender a ideia para a Magnavox.

A Magnavox foi a primeira grande indústria de videogames da história. Do seu parque industrial, surgiu o Odissey, um console que vendeu mais de 130 mil unidades na história. Naquele tempo, a empresa travava uma feroz queda de braço com a Atari. A batalha pelo amor dos primeiros gamemaníacos chegou ao tribunal: Baer acusou a Atari de plágio pelo jogo Pong (um dos árcades de maior sucesso nos anos 1970). No fim, a justiça deu ganho de causa a Baer, que embolsou mais de US$ 700 mil na ação.

rb pong beated

No entanto, uma de suas criações mais populares foi o jogo de memória Genius, que começou a ser vendido em 1978. Recentemente, o brinquedo foi reincorporado a linha de produção industrial de jogos. Não dá dúvida que o brinquedo será sonho de consumo de muito marmanjo nesse natal.

Com o passar dos anos, Baer passou a ser reverenciado por seus feitos na indústria de entretenimento. Em 2006, ganhou das mãos do então presidente dos EUA, George W.Bush, a Medalha Nacional de Tecnologia. Ele ainda entrou no Hall da Fama do National Inventor, entidade que reúne os maiores inventores norte-americanos ? o que não é pouco.

14341351

O americano deixa dois filhos. Sua mulher, Dena Whiston, morreu em 2006. Eles foram casados por 53 anos.

No Brasil, tanto o Odissey quanto o Genius fizeram muito sucesso. No caso do Genius, um dos comerciais do produto foi estrelado pelo comediante Chico Anysio e um dos seus personagens mais famosos, Alberto Roberto.

 






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS