Revolução omnicanal

Compras 100% online e modelos híbridos apontam para profundas transformações no varejo mundial

Nos principais mercados mundiais (incluindo os BRICs), 18% das vendas de não-alimentos são realizadas online ou pelo menos influenciadas pela pesquisa de produtos na internet. De acordo com o CEO do Javelin Group, Tony Stocklin, um dos palestrantes do World Retail Congress nesta semana em Paris, em todas as categorias os números estão em ascensão. 

“Seja por meio de compras 100% online, por pesquisas seguidas de compras em loja ou pelo chamado click and collect (em que o consumidor fecha a compra online e retira o produto na loja), o consumidor tem abraçado a multicanalidade”, afirma. “A questão é que o varejo precisa se transformar para aproveitar essa enorme oportunidade”. Para ele, negócios disruptivos, como Amazon, Alibaba e Nespresso, têm tirado poder do varejo tradicional (aquele focado em comprar de fornecedores e repassar os produtos aos consumidores).

“A Nespresso, por exemplo, criou um ecossistema em que vende as máquinas por meio de parceiros para poder fidelizar os consumidores ao vender diretamente as cápsulas. Assim, pulveriza a distribuição do hardware e mantém o controle sobre o relacionamento com os clientes”, analisa.

Para Stocklin, o varejo passará por profundas transformações nos próximos anos. “Somente no Reino Unido, o número de lojas físicas deverá diminuir 23% até 2020”, afirma. Para prosperar, os varejistas precisarão investir em três frentes. A primeira é oferecer uma melhor oferta.

“O sortimento, a precificação e a exclusividade dos produtos precisam estar na ordem do dia para quem quiser prosperar”, comenta. O segundo aspecto é a experiência oferecida aos clientes. “Ela precisa ser mais conveniente, mais inspiradora e com um atendimento de primeira linha”, diz. O terceiro aspecto é a força da marca: somente as marcas que dialoguem com os clientes e sejam top of mind conseguirão crescer.

NOVAREJO está em Paris para a cobertura exclusiva do World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo. Acompanhe o que de mais importante acontece no congresso pelo 192.168.0.154/novarejoclicando na guia  e na edição novembro/dezembro da revista impressa.

Clique aqui para conferir o que já foi publicado

Leia mais:

O Super Bowl do varejo

O fim da ditadura dos ternos clássicos

O mais bem-sucedido supermercado da Turquia




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS