Pesquisar
Close this search box.
/
/
O consumidor faz a campanha

O consumidor faz a campanha

Sainsbury vence WRA com filme de Natal produzido a partir de vídeos dos clientes

Um dos temas recorrentes desta edição do World Retail Congress, que acontece até esta quarta-feira em Paris, é o impacto do comportamento dos Millennials sobre o varejo e o consumo. A geração digital, que compartilha conteúdo nas redes sociais tanto quanto respira, tem estimulado a inovação em formas inusitadas e, muitas vezes, emocionantes.

Um exemplo é a campanha “Christmas for a Day”, desenvolvida pela rede britânica de supermercados Sainsbury no final de 2013 e vencedora do World Retail Awards, o Oscar do varejo mundial, na categoria “Campanha Publicitária do Ano”. A ação foi, na realidade, planejada muito antes: em outubro de 2012. “Nos perguntamos se realmente entendíamos o que o Natal representava para nossos clientes”, afirma Mark Given, diretor de comunicação da empresa. “Daí nasceu o briefing”.

A ideia foi simples: obter dos consumidores a resposta. Para isso, a Sainsbury contratou o cineasta Kevin MacDonald, autor do documentário “Life in a Day”, vencedor do Oscar, em que mostrava um dia na vida de pessoas em diversos lugares do mundo. Com total liberdade criativa, MacDonald pediu aos clientes da Sainsbury que enviassem vídeos que mostrassem como o dia de Natal. O resultado foram 360 horas de gravação apresentando a preparação para a ceia, a troca de presentes e os momentos em família.

O diretor então fez, a partir do conteúdo enviado pelos clientes, um filme de 48 minutos em que mostra Natais tradicionais e de famílias que fizeram “versões alternativas” da festa cristã. Uma jornada emocional que mostra a expectativa, os momentos de reencontro, o nascimento de crianças e, por que não, também a morte (de gansos, não de pessoas). Pessoas sem-teto, ações sociais, a saudade dos entes queridos que já se foram, tensões familiares, o documentário toca em várias facetas do que é o Natal. Inclusive discussões sobre a artificialidade da festa e de seu forte aspecto comercial.

A Sainsbury aparece apenas nos créditos do início e do fim do vídeo. Lançado no final de novembro de 2013 como a peça central da campanha de Natal daquele ano, o vídeo teve mais de um milhão de views no YouTube (mesmo com a duração de 48 minutos) e, principalmente, gerou um forte vínculo da varejista com o público. Algo que não tem preço.

 

 

 

 

Confira os demais vencedores do WRA

INTERNATIONAL RETAILER OF THE YEAR ? H&M
(Sponsored by Mastercard)

OUTSTANDING LEADERSHIP OF THE YEAR ? NATALIE MASSENET AND MARKE SEBBA, NET-A-PORTER
(Sponsored by CT Partners)

RETAILER OF THE YEAR ? FAST RETAILING
(Sponsored by IBM)

PURE PLAY ONLINE ETAILER OF THE YEAR ? VENTE-PRIVEE.COM

GROWTH MARKET RETAILER OF THE YEAR ? BREADTALK, CHINA

RETAIL TRANSFORMATION AND REINVENTION AWARD – STARBUCKS
(Sponsored by The Boston Consulting Group)

CSR INITIATIVE OF THE YEAR ? LOTTE SHOPPING ? ?Ecomoney Project?

BEST NEW RETAIL CONCEPT ? EATALY SMERALDO 
(Sponsored by Altierre)

OMNICHANNEL RETAILER OF THE YEAR ? JOHN LEWIS
(Sponsored by TCC)

RETAIL ADVERTISING CAMPAIGN OF THE YEAR ? SAINSBURY?S ? ?Christmas in a Day? (AMVBBDO)

CUSTOMER EXPERIENCE OF THE YEAR ? APPLIANCES ONLINE
(Sponsored by JDA)

STORE DESIGN OF THE YEAR >1200 sqm ? NEW LOOK, WHITE CITY
(Presented by Hepsiburada)

STORE DESIGN OF THE YEAR <1200 sqm ? VERIZON DESTINATION STORE, MALL OF AMERICA (AKQA) 

NOVAREJO está em Paris para a cobertura exclusiva do World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo. Acompanhe pelo 192.168.0.154/novarejo e na edição novembro/dezembro da revista impressa o que de mais importante acontece no congresso.

Leia mais

Uniqlo é premiada como varejista do ano

A porta para o mundo digital

Vim, vi, comi

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]