O jogo do velho Nilo

O barbarismo dos jogos pré-histórico ou os embates lúdicos entre Adão e Eva no Paraíso ficaram para trás. A humanidade superou essa espécie de pré-história do jogo e chegamos as primeiras evidências conhecidas sobre games da história.

Por: - 5 anos atrás

Episodio 5

Os primeiros jogos lúdicos surgiram no Antigo Egito e Babilônia. Já naquele tempo, eles tinham como características marcantes a existência de um tabuleiro e pequenas peças. Surgido em 4 mil anos a.C, um dos mais antigos recebeu o nome de Mesa de Sent e era praticado às margens do Nilo egípcio. Uma das célebres praticantes da mais antiga forma de entretenimento foi a Rainha Nefertari, esposa de Ramsés II e uma das mulheres governantes de maios prestigio do Antigo Egito ao lado de Cleópatra.

No Museu Britânico, em Londres, está exposto outro antigo jogo: o Jogo Real de UR, datado de 2,5 mil a.C. Mesmo depois de tantos anos, é desconhecida as regras do jogo. O que existe são pequenos fragmentos das regras. Em tempo: UR foi uma antiga cidade-estado na Suméria ? atual Iraque.
O website da Copag, empresa famosas por seus baralhos, conta essa e outras histórias sobre o jogo.