Marca própria cresce, mas comunicação não é eficaz

Segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, item chega a 60% das casas

As marcas próprias já atingem 29,4 milhões de lares no País, cerca de 60% dos domícilios, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, em parceria com a Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias). A análise refere-se ao período de junho de 2013 a junho de 2014.

Apesar disso, o estudo mostra que 47% dos consumidores de marca própria acham que a comunicação sobre o produto ainda é fraca e apenas 22% dos entrevistados reconhecem a marca sem o nome do varejista.

Por outro lado, 79% dos consumidores estão satisfeitos com este tipo de produto, 77% estão satisfeitas com a embalagem e 70% com o preço. A exposição da gôndola e variedade dos produtos têm 64% e 51% de satisfação.

Em termos de mercado, o valor dos produtos de marca própria cresceu 13,2% frente a variação de 14,6% de outras marcas. Em unidades, a variação em unidades ficou em 3,7% para as próprias e 1% para as outras marcas.

Em relação à frequência de compra, as marcas próprias registram apenas seis idas ao ponto de venda ao ano contra 142 das demais marcas conhecidas no mercado.

Em quantidade, São cerca de quatro itens de marca própria levados por ocasião de compra, enquanto as convencionais registram 13,3 unidades. Já o tíquete médio gasto com marcas próprias ficou em R$ 7,70, enquanto que as outras marcas registraram R$ 24,62.

Leia mais 

Grupo Pão de Açúcar cresce 11%

Mais um tijolo na parede da Amazon

Demanda do consumidor por crédito cresce 10,4%

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS