Pesquisar
Close this search box.
/
/
A loja de tudo virou empresa de tudo

A loja de tudo virou empresa de tudo

Nascida como loja online de livros, hoje a Amazon é um gigante que se espalha por toda parte 

 

Há 20 anos, quando nasceu, a Amazon tinha uma grande ambição: ser ?a loja de tudo?, o ponto de venda que reuniria todas as categorias de produtos possíveis e imagináveis. Com o foco em oferecer os preços mais baixos possíveis e apostando na máxima de que ?a sua margem de lucro é minha oportunidade? (uma das frases de efeito favoritas do CEO Jeff Bezos), a empresa cresceu ao longo das últimas décadas para uma série de categorias, de CDs a alimentos, procurando, incessantemente, novas oportunidades de crescimento.

A divulgação dos números do terceiro trimestre de 2014 mostra que a empresa foi muito além de sua ambição. Somente nos últimos meses, a companhia lançou os seguintes produtos:

– Kindle Voyage: nova geração de seu leitor de e-books Kindle;
– Fire HD: seu tablet de US$ 99, com câmeras e tela de alta definição, disponível em 5 cores e 2 tamanhos;
– Fire HD Kids Edition: versão do tablet Fire para crianças, com embalagem mais resistente e conteúdo voltado aos pequenos;
– Fire HDX 8.9: mais um tablet, este de 8,9 polegadas;
– três jogos produzidos pela Amazon Game Studios;
– 10 episódios da série de tevê Transparent nos EUA, Reino Unido e Alemanha;
– 10 episódios da segunda temporada da série Alpha House, disponíveis somente no serviço de streaming Prime Instant Video;
– projetos-piloto de cinco séries infantis;
– lançamento do serviço KDP Kids, para autopublicação de livros infantis;
– recebimento, com 30 minutos de antecedência, das ofertas-relãmpago da Amazon para membros do programa de fidelidade Prime;
– expansão do serviço de entrega de alimentos AmazonFresh para o Brooklyn, na região de Nova York;
– lançamento do Local Register, aplicativo mobile e leitor de cartão de crédito para transações via celular por pequenas empresas e empreendedores individuais;
– abertura da loja 3D Printed Products, marketplace que oferece produtos impressos sob demanda em 3 dimensões;
– Purdue Student Store, parceria da Amazon com a Universidade Purdue para que os alunos comprem livros universitários sob demanda;
– AWS Directory Service, serviço da Amazon Web Services que integra a plataforma online AWS a sistemas de controle de acesso e segurança das empresas.

Se em 1994 a Amazon era uma loja on-line de livros, hoje é uma gigantesca plataforma de negócios que envolve texto, áudio, vídeo e serviços dos mais variados tipos com foco em manter o cliente em contato pelo máximo de tempo possível. Hoje a Amazon está muito mais próxima do Google do que da Barnes & Noble, e seu objetivo é fazer com que os clientes comprem tudo o que precisam em seu ambiente.

No filme ?Wall-E?, havia apenas uma empresa no planeta Terra, a Buy ?n? Large, que fabricava e comercializava todo tipo de produto. A marca onipresente. A Amazon caminha, a passos largos, para ser a Buy ?n? Large da vida real.

Observando o comportamento de Jeff Bezos e do valor das ações da companhia, a paciência do mercado financeiro pode estar sendo testada demais. A varejista perdeu US$ 437 milhões entre julho e setembro, mas suas vendas avançaram 20%, para US$ 20,6 bilhões (sem considerar seu marketplace, que é no mínimo duas vezes maior que a Amazon sozinha) e as ações estão cotadas a cerca de US$ 300, contra US$ 360 um ano atrás e quase US$ 410 da máxima histórica do final de janeiro.

Em algum momento, Bezos precisará tirar o pé do acelerador para que a empresa seja lucrativa. Resta saber se isso acontecerá antes que ele avance para todos os mercados que sua mente fértil enxergue.

Leia mais 

Amazon amplia vendas e prejuízos no trimestre

Mais um tijolo na parede da Amazon

Amazon e Google duelam por ?entrega no mesmo dia?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]