Programas de cashback se popularizam no varejo

Compra&Volta, Retorna e Meliuz são sistemas de recompensa com cada vez mais adesão

Adorados nos Estados Unidos, os programas de cashback ? que devolvem ao consumidor parte do dinheiro gastos nas lojas virtuais ? já são uma realidade também no e-commerce brasileiro.

Este tipo de sistema de recompensa incentiva os clientes a comprar novamente nas lojas em que ganharam o dinheiro e apresenta vantagens em relação aos programas de fidelidade por pontos, pois não exige acúmulo mínimo para a retirada nem coloca qualquer restrição em como esses valores serão gastos.

Compra&Volta, por exemplo, acaba de anunciar a parceria com a Netshoes, Centauro e Tickets For Fun, acumulando 21 empresas associadas como Rihappy, Marisa e Magazine Luiza. No caso dessa empresa, funciona assim: assim que o cliente conclui uma compra na varejista e se associa ao cashback, é presenteado com um prêmio de R$ 20.

A quantia será recebida assim que o consumidor voltar a comprar na loja virtual. Para atrair as pessoas para experimentar os benefícios, a assinatura inicial do programa é gratuita, mas apenas pelos primeiros 30 dias. Caso não queira continuar com as vantagens, o usuário deve suspender a associação antes do término do primeiro mês.

Depois, a assinatura sai por R$ 17 mensais. Depois do bônus inicial de R$ 20, o cliente da varejista ganhará R$ 15 todos os meses que gastar no e-commerce que se cadastrou inicialmente e mais 10% do valor de suas compras feitas em qualquer e-commerce parceiro do Shopping Compra&Volta.

Os benefícios em dinheiro, que podem ser gastos da forma que o consumidor quiser, são transferidos diretamente para a conta pessoal do usuário em até 60 dias.

O diretor de novos negócios da Affinion, responsável pelo Compra&Volta declarou em nota que o mercado promissor neste ramo faz com que a expectativa da empresa seja de ultrapassar as quarenta parcerias até o final de 2015.

O Compra&Volta completará dois anos em funcionamento. Já o Retorna foi fundado neste ano, mas também oferece recompensa nas compras em lojas como Nike.com, Peixe Urbano, Polishop, Aliexpress, Sephora e Ricardo Eletro. A Melliuz é um dos programas de cashback mais antigos do Brasil e tem parcerias com Americanas, Submarino, Fnac, Ricardo Eletro, Ponto Frio, Giuliana Flores, entre outras.

Leia mais:

5 formas de engajamento através de aplicativos

Pesquisa revela o comportamento do varejista brasileiro

Consumidor e Comportamento – Muito mais que um sorriso






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS