Quem é o e-shopper brasileiro?

Estudo traçou o perfil desse novo tipo de consumidor e as nuances de um comportamento que precisa ser absorvido pelo mercado

Uma pesquisa da Officina Sophia Retail apresentada no Brazilian Retail Week, traça o perfil do e-shopper no Brasil. Diferentemente dos consumidores comuns, o shopper é o consumidor que faz da sua decisão de compra algo pensado, ponderado, mais consciente de seus direitos e de suas demandas.

São perceptíveis as diferenças comportamentais de como se dá a relação custo/benefício para a categoria de shoppers virtuais. Outro dado interessante é a percepção de que o e-shopper compra de forma diferente porque em uma grande parte leva um estilo de vida diferente, com 36% de pessoas que não trabalham em período integral.

De qualquer maneira, entre todas as semelhanças e diferenças, um fato é irrefutável: esse tipo de consumidor quer conveniência em todos os sentidos. Facilidade, diversidade e personalização às suas necessidades.

 

O que as empresas podem aprender com o e-shopper?

Em contrapartida, é possível tirar desse comportamento verdadeiras lições de gestão. Afinal, com essa demanda mais exigente, é preciso aperfeiçoar os negócios e colocar o cliente no centro da estratégia. Para isso, é fundamental estreitar o relacionamento e torná-lo horizontal, sem emissor e receptor, mas com trocas constantes. Afinal, sobreviver a quem sabe o que quer pode ser difícil e decisivo.

Veja o infográfico com os principais insights da pesquisa:

 

quem e eshopper cm

Infográfico por Fernanda Pelinzon

 

Leia mais:

SAC nas redes sociais: um tiro no pé?

Brasileiro não sabe aproveitar promoções

Plataforma ajuda cliente a fugir de filas






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS