Reis, rainhas e os jogos medievais

Reis, rainhas e cavaleiros sempre renderam bons jogos ao longo da história humana. São tantos que precisaríamos de mais um ou mais meses apenas para explicarmos os jogos nos tempos medievais.  

Por: - 4 anos atrás

 

episodio 7

Infográfico | Fernanda Pelinzon

No entanto, vamos focar em dois jogos. Um é bem conhecido e possivelmente um dos mais famosos da história: o xadrez. O outro é menos conhecido e leva o nome de justa.

A história do xadrez é incerta. Alguns dizem que começou na China no século 3 d.C, mas a única certeza é que surgiu na Ásia e provavelmente na Índia com o nome de chaturanga. Foi a partir da Índia que o xadrez ganhou o mundo. Foi para Rússia, Pérsia e se disseminou por toda a Europa.

Ao longo de todo esse passeio pelo velho mundo, muitas regras mudaram. O formato mais atual utiliza justamente elementos da era medieval, caso da torre, rei e rainha e peões e outros. Um dos mais antigos livros que detalha as regras desse jogo, além da dama e gamão, é o Libro de los Juegos, encomendado por Afonso X, rei de Leão e Castela e datado de 1.283. Este é um dos mais importantes documentos de pesquisa da história dos jogos de tabuleiro, o único original conhecido está guardado na biblioteca de San Lorenzo del Escorial perto de Madrid na Espanha.

Outro exemplo de esporte nos tempos medievais não é muito conhecido pelo nome, mas pela disputa. Quem viu o filme Coração de Cavaleiro, já sabe o que é a justa medieval. É um esporte jogado por dois cavaleiros armados com lanças, devidamente protegidos com armaduras e montados em cavalos. Em linhas gerais, ganha quem derruba o adversário. O primeiro torneio conhecido aconteceu em 1.066 e só ganhou a devida popularidade a partir do século 12. Até hoje há adeptos do esporte por aí, em especial na Europa.

Veja o vídeo com uma amostra de como o esporte ainda mantém adeptos:

 

 

No capítulo de amanhã é hora de embarcar em uma caravela como a Santa Marina, Pinta ou Nina e ir na direção dos povos ameríndios. É hora de ver o que jogavam. Aliás, eles praticavam um esporte com bola de borracha e que lembra um esporte bem popular nos dias de hoje. Qual? Veja amanhã.