Spray transforma superfícies em geradoras de energia limpa

Imagine converter praticamente qualquer superfície em uma fonte geradora de energia solar

É exatamente isso que cientistas da Universidade de Toronto criaram: um dispositivo spray capaz de revestir objetos variadamente moldados – que podem ir das asas de um avião e superfícies de estrada até o telhado de sua casa. ?Meu sonho é que um dia você tenha dois técnicos com mochilas nas costas, chegando à sua casa para pulverizar o seu telhado?, comentou Illan Kramer, da Universidade de Toronto e pesquisador do IBM financiado através de um programa de colaboração entre a empresa, o governo canadense e algumas universidades.

Kramer e outros pesquisadores realizaram o primeiro passo em direção a um futuro de energia solar em spray. A inovação criada por eles é chamada de sprayLD. O spray deposita células solares em uma espécie de filme que pode ser utilizado para cobrir superfícies como o paralamas de um automóvel ou quilômetros de estrada.

O pesquisador testou o processo em diversos tipos de materiais, incluindo algo semelhante às folhas de plástico utilizadas em retroprojetores. Eles estão trabalhando para melhorar a eficiência do material da célula solar. A avaliação de desempenho para a energia solar é tipicamente um produto que pode converter 10% da energia do sol em energia elétrica, diz ele. “Estamos perto”, afirma Kramer – sua melhor eficiência medida é de 8,1 por cento.

Confira o vídeo abaixo ( em inglês).

Com informações do portal CBC News.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS