Samsung melhora comunicabilidade de autistas

O app Look At Me tem objetivo de desenvolver as habilidades de comunicação dos jovens com a disfunção

Melhorar a condição de vida das pessoas é um dos grandes potenciais da tecnologia. Com uma filosofia corrente de desenvolvimento focado em pessoas, a Samsung apresentou sua mais recente iniciativa voltada a ajudar o cotidiano de pessoas com autismo.
O aplicativo ?Look At Me? tem como objetivo desenvolver as habilidades de comunicação de crianças autistas, aprofundando as relações com aqueles ao seu redor.

Conforme explica a empresa, já se sabe que as crianças com essa disfunção lutam para conseguir estabelecer e manter contato visual com outros, algo que pode afetá-los socialmente conforme crescem. Alguns estudos apontam que jovens autistas gostam de interagir com dispositivos inteligentes, o que inspirou a companhia, em parceria com médicos e professores da Seoul National University e da Yonsei University, a desenvolver o app, conduzindo testes clínicos conjuntos com 20 crianças por oito semanas.

Por meio de smartphones e tablets com funções de câmera, as crianças podem aprender a interpretar o humor de uma pessoa, lembrar rostos e tirar fotos delas mesmas, exibindo uma gama de emoções e diferentes poses. Sete missões interativas mantêm as crianças engajadas, enquanto um sistema de pontos, recompensas e efeitos visuais e sonoros as incentivam a fazer o seu melhor. Cada missão dura de 15 a 20 minutos para ser completada.

O professor Kyong-Mee Chung, da Yonsei University, notou que ?60% das crianças testadas mostraram progresso para fazer contato visual. Elas também puderam identificar expressões emocionais mais facilmente?. ?Este aplicativo irá ajudar crianças com autismo a melhorar suas percepções e a expressão de diversas emoções, como felicidade, surpresa e medo?, explica.

?Mais de 60 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com autismo no mundo e existe uma falta de hospitais e locais preparados para tratá-las de forma eficiente. Os custos do tratamento são altos e possuem períodos de espera para o início do período clínico. Sabendo que crianças autistas interagem bem com tecnologia, nós imaginamos que poderíamos ajudar de alguma forma o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação?, aponta Chung Lyong Lee, vice-presidente da Corporate Citizenship Group na Samsung.

?O Look At Me é um app de game leve, divertido e que os pais podem jogar junto com seus filhos para que eles se acostumem a fazer contato visual e a interpretar as emoções das pessoas. Nós esperamos que ele possa ter um pequeno papel na melhora da vida de crianças em todo o mundo?, completa.

A inspiração para o ?Look At Me? veio da campanha da Samsung Launching People, que reuniu as melhores ideias fazendo uso da tecnologia para melhorar o mundo. O app foi desenvolvido em colaboração com o professor Hee-Jeong Yoo da Seoul National University Bundag Hospital e os professores Kyong-Mee Chung e Sang-Chul Chong do Departamento de Tecnologia da Yonsei University. O aplicativo pode ser baixado na Google Play e é otimizado em aparelhos da Samsung, incluindo Galaxy S5, Galaxy S4, Galaxy S3, Galaxy Note 4, Galaxy Note 3, Galaxy Note 2, Galaxy Zoom 2, Galaxy Zoom e Galaxy Tab S.

No vídeo elaborado pela sul-coreana sobre a ferramenta, temos contato com a história e desenvolvimento do jovem Jong-Hyun e sua mãe. Confira:

 

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS