Carro autônomo conhece as ruas brasileiras

A Volvo Cars realizou demonstrações, pela primeira vez no Brasil, do veículo de teste do projeto Drive Me, que tem como objetivo a condução autônoma. O modelo é parte de um programa que prevê 100 veículos autônomos rodando com consumidores em Gotemburgo, na Suécia, em 2017

 

A Volvo Cars quer contribuir com a mobilidade urbana das cidades através da redução de acidentes, melhoria do fluxo de trânsito, redução dos congestionamentos e a diminuição de poluentes. A solução: o carro autônomo. Batizado como Projeto Drive Me, o veículo da Volvo Cars quer entender as vantagens para a sociedade com a adoção da tecnologia de condução autônoma, de forma a moldar uma mobilidade sustentável no futuro.

A meta para 2017 é que consumidores dirijam 100 carros em condições reais de uso, por cerca de 50 km em vias selecionadas no entorno de Gotemburgo, na Suécia. Essas ruas trazem as típicas condições de vias, com estradas e cruzamentos.

O programa Drive Me é uma iniciativa que envolve a Volvo Cars, a Swedish Transport Administration (Agência Sueca de Transportes), Lindholmen Science Park e a cidade de Gotemburgo. Segundo a montadora, o que torna o projeto Drive Me único é o fato de ele envolver todos os pilares da cadeia, na Suécia: legisladores, autoridades de transporte, prefeitura, fabricante do veículo e consumidores reais.

Mobilidade e Tecnologia

O veículo da Volvo também permite repensar o modelo viário, com faixas mais estreitas, já que o carro autônomo usa um GPS de alta resolução e pode usar locais de estacionamento remoto fora da cidade que não precisam de interação humana. Outro benefício é a redução dos congestionamentos, uma vez que o veículo permite a redução do espaço entre os carros de forma segura, contribuindo significativamente na melhora do fluxo de trânsito e aumento da velocidade média dos automóveis.

Ele também contribuiu com a melhoria da qualidade do ar, pois consome menos combustível e emite menos poluente.

?Testar esse tipo de carro em vias públicas nos proporciona informações valiosas sobre os benefícios sociais de ter carros autônomos como parte do trânsito. Nossos carros inteligentes são a parte fundamental da solução, mas uma abordagem da sociedade de forma conjunta é vital para oferecer mobilidade individual sustentável no futuro. Essa cooperação única é a chave para uma implantação de sucesso dos carros autônomos?, explica Erik Coelingh especialista técnico da Volvo Cars. De acordo com a montadora, o carro apresentado no Brasil já está pronto para o uso.

Veja o teaser:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS