Hotel ganha fachada que muda de cor conforme qualidade do ar

O edifício está localizado na capital paulista e quem passar pelo local também pode interagir com o edifício através de um app para celular disponível para Android

O hotel WZ Jardins, localizado na região central de São Paulo, ganhou uma fachada inusitada. Coberto por luzes de LED, o edifício muda de cor conforme a qualidade do ar e a quantidade de ruídos sonoros. A novidade já está em funcionamento desde dezembro de 2014.

O projeto de modificar a tradicional fachada do edifício é do arquiteto Guto Requena. Ele transformou uma estrutura antiga, datada da década de 70, em um sistema altamente tecnológico. Para que isso fosse possível, foram necessários dois anos de pesquisa, conforme informado pelo site Arch Daily.

Além da estética, as cores funcionam como uma forma de comunicação. Através dos sensores instalados no prédio, sons comuns à cidade de São Paulo, como buzinas, sirenes, frenagem de carros e, até mesmo o barulho do vento, são percebidos e promovem a mudança na coloração de acordo com o que foi identificado.

Esta também pode ser uma ferramenta para que as pessoas que passam pelo local saibam como está a qualidade do ar. Quando a região está muito poluída, a fachada do prédio tende a ganhar tons avermelhados. Quanto melhor a qualidade do ar, mais frias as cores se tornam, puxando para o verde e roxo.

O edifício está localizado entre as ruas Oscar Freire e Lorena e quem passar pelo local também pode interagir com o edifício através de um aplicativo para celular disponível para Android. Clique aqui para baixar.

Fonte: Ciclo Vivo.

Leia mais:
Brasil perde o título de maior desmatador do planeta
Prédio inteligente da B2W Digital recebe certificação LEED
BB: presente no índice sustentável da Bovespa desde 2005
 






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS