SP-ARTE anuncia galerias participantes de sua 11ª edição

Além da maior participação de galerias internacionais, a feira traz entre as novidades para 2015 uma programação voltada para instalações e performances

Por: - 5 anos atrás

Maior e mais importante feira de arte da América Latina, a SP-Arte continua a expandir suas fronteiras internacionais. Para a edição de 2015, que acontece de 9 a 12 de abril, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, já estão confirmadas, até o momento, mais de 140 galerias de arte moderna e contemporânea, provenientes de 17 países.

Neste ano, participarão da feira galerias de países como Áustria, Alemanha, Itália, México, Portugal, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai, além de mais de 80 galerias de todo o Brasil.

Entre as 112 galerias nacionais e estrangeiras que participam do setor Geral desta edição da SP-Arte estão a Gagosian Gallery, David Zwirner, Lisson Gallery, Marian Goodman Gallery, Mendes Wood, White Cube, Luisa Strina e Vermelho. A Goodman Gallery, The Approach e a Alexander Gray Associates são três das 12 galerias que participam do evento pela primeira vez.

Criadora e diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa afirma que ?é uma alegria receber pela primeira vez algumas das mais importantes galerias da América Latina, Estados Unidos, Europa e África. São Paulo é uma cidade-chave no mapa internacional das artes e este ano nós teremos uma presença marcante de colecionadores, curadores e diretores de museus internacionais de todo o mundo, atraídos pela qualidade dos artistas brasileiros, que cada vez mais recebem a atenção do mercado internacional.?

A lista completa das galerias será divulgada nas próximas semanas.

Programação

A 11ª edição da SP-Arte traz duas novidades em sua programação. Voltada para instalações de arte, a Open Plan tem curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, curador da Bienal de Cuenca. Performance tem curadoria de Cauê Alves, curador do pavilhão brasileiros da 56ª Bienal de Veneza.

A SP-Arte 2015 trará também a terceira edição da Showcase, na qual são exibidas, em cada galeria, obras de artistas em ascensão no cenário das artes.

Um dos destaques da 10ª edição da SP-Arte, o Espaço Solo, que reúne galerias interessadas em apresentar as obras de um único artista, retorna neste ano com curadoria de María Inés Rodriguéz (CAPC/Musée d?Art Contemporain de Bordeaux) e Rodrigo Moura, diretor do museu de Inhotim.

Uma parceria da SP-Arte com a revista Arte!Brasileiros, Talks, trará debates com especialistas e personalidades do mercado de arte em temas relativos ao evento.

Galerias participantes*

SP-Arte
Datas abertas ao público: 9, 10, 11 e 12 de abril de 2015
Pré-estreia VIP e imprensa: 8 de abril de 2015
Local: Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, Portão 3, São Paulo, Brasil
Entrada: (A confirmar)R$ 40,00 [geral] – R$ 20,00 [meia*]

*estudantes, portadores de deficiência e idosos [necessária a apresentação de documento]

O Vale-Cultura poderá ser utilizado para o abatimento de 50% do valor do ingresso.