Brasil tem presença pequena entre empresas globais

Apenas 2 das 250 maiores empresas globais têm sede no Brasil; EUA é o país com mais representação

Na edição 2015 do ranking Global Powers of Retailing, divulgado neste domingo (11/01) durante a NRF BIG SHOW pela Deloitte Consulting, o Brasil tem uma presença bastante tímida: apenas 2 das 250 empresas são sediadas em território nacional.

A Lojas Americanas aparece na 150ª posição, com um faturamento de US$ 6,25 bilhões em 2013, enquanto o Magazine Luiza é a 247ª, com vendas líquidas de US$ 3,76 bilhões.

O país com mais presença são os Estados Unidos, que têm 79 das 250 empresas. O Japão conta com 31, a Alemanha com 17 e França e Reino Unido, 14.

Toda a América Latina conta com 10 empresas entre as 250 maiores, representando apenas 4% do faturamento desse grupo. As companhias americanas, lideradas pelos dois primeiros do ranking (Walmart e Costco), representam 31,6% das vendas totais.

O Brasil é pouco representado pelo fato do ranking considerar o país de origem da empresa na classificação. Assim, os quatro primeiros colocados do varejo nacional (GPA, Carrefour, Walmart e Cencosud) são estrangeiros. Entretanto, 25 das 250 maiores varejistas globais têm pontos de venda ou sites em operação no Brasil.

LEIA MAIS:
Carrefour cai no ranking dos maiores globais

Fortalezas regionais

Anuário ? Mais Importantes NOVAREJO 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS