Be My Eyes: uma rede de inclusão visual

O app reúne deficientes visuais e voluntários dispostos a ajudá-los em ocorrências do cotidiano

O espírito voluntário foi bastante beneficiado pela tecnologia. A conectividade permite que as mais variadas boas intenções se tornem realidade seja por posts no Facebook, pela criação de grupos online e até aplicativos. Fora isso, o compartilhamento também ganhou um forte aliado, como ilustra a plataforma ?Tem Açúcar??, que estimula o empréstimo entre vizinhos.

O app Be My Eyes tem uma proposta bastante diferente e prática: reúne pessoas com deficiência visual e voluntários dispostos a ajudá-los. Abrangendo todo o mundo, o software permite que as pessoas com boa visão “emprestem” essa capacidade para aquelas que não podem enxergar.

A ideia de Hans Jorgen Wiberg, fundador do app, é que, com a ferramenta, as pessoas possam se ajudar numa comunidade online. ?Be My Eyes vai fazer uma grande diferença no dia a dia das pessoas cegas em todo o mundo?, diz a citação de Wiberg no site do app.

O funcionamento da rede é simples: basta que o usuário esteja conectado. O contato é feito por videochamada, assim, quando uma pessoa com deficiência precisa de auxilio para verificar a validade de uma comida ou remédio, por exemplo, um dos voluntários recebe uma notificação. Caso o voluntário possa ajudar é só aceitar a chamada.

Para auxiliar a outra pessoa, o usuário só precisa descrever o que está aparecendo na tela usando sua voz. O app opera com Skype, mas com uma série de facilidades e acessibilidades para os deficientes visuais.

O Be My Eyes também concede pontos aos usuários por cada pessoa ajudada, criando um ranking que funciona como incentivo.

A comunidade do app já conta com mais de 75 mil inscritos entre deficientes visuais e voluntários. Ele também é open source, caso algum voluntário queira contribuir com sua estrutura. Por enquanto, está disponível apenas para iOS.

*Com informações do Adnews

Leia mais:
App para compartilhar bons preços
App envia meio de transporte mais adequado para o seu trajeto
Bradesco recebe prêmio do BID por ações de acessibilidade
 






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS