Plataforma online colaborativa debate problemas globais

O site Creator Space é uma iniciativa da BASF que une a população, especialistas da indústria e cientistas a fim de discutir assuntos econômicos, sociais e ambientais

 
Conforme o tempo passa, a humanidade vai se aproximando das dificuldades que alguns cientistas disseram que surgiriam no decorrer dos anos. Pensando na falta de água potável, na fome existente em alguns países e na possibilidade de produzir energia limpa, a BASF lançou o Creator Space. Trata-se de uma plataforma online colaborativa para debater temas que envolvem grandes desafios globais. O site foi planejado por quase dois anos com funcionários e peritos externos em todo o mundo.

A iniciativa visa a construção de um futuro sustentável, contribuindo para solucionar três grandes problemas globais: preservação dos recursos naturais frente à crescente demanda por energia, aumento da qualidade nutricional dos alimentos e melhoria da qualidade de vida da população em relação à moradia. Uma plataforma como o Creator Space é uma forma de inovar e promover novas ideias que agreguem valor a todos os envolvidos.

Até 2050, estima-se que a população mundial no planeta será de nove bilhões de pessoas, sendo que 70% viverão em centros urbanos. Os tópicos para discussão estão relacionados justamente a vida urbana, energia inteligente e alimentação.

O debate é aberto ao público em geral e faz parte de uma das 35 atividades de cocriação ? que é criar em colaboração com funcionários, clientes, fornecedores, cientistas, entidades estudantis e governamentais e consumidores ? que a BASF vai conduzir globalmente em 2015, ano da comemoração dos 150 anos da companhia.

Cinco dessas iniciativas ocorrerão no Brasil, que terá como foco a alimentação e o desperdício de alimentos, já que estimativas do setor agrícola mostram que até 40% da produção no país é perdida em toda a cadeia ? desde o plantio até a mesa das pessoas.

Por meio da visualização de dados da plataforma, os usuários podem encontrar rapidamente as conversas ativas sobre os temas de seu interesse. Cada desafio possui um fórum específico, que engloba conversas em mídias sociais, trechos de vídeos e discussões sobre tendências. Basta clicar, contribuir com suas ideias e acompanhar os debates.

O maior diferencial da plataforma é exatamente o fato de dar espaço ao cidadão para participar dos temas que abrangem grandes desafios globais em um ambiente que favoreça a cocriação para que as sugestões e as ideias possam ser analisadas e colocadas em prática, se possível. O espaço reúne a sociedade em geral, especialistas e indústria para compartilhar, debater e inovar em relação aos desafios econômicos, ambientais e sociais.

Os dez desafios são: abastecer as cidades com água potável; gerar energia por meio de fontes renováveis e limpas; evitar o desperdício de alimentos; melhorar a mobilidade urbana com menos impacto ao meio ambiente; melhorar a qualidade da habitação; reduzir o consumo de energia; armazenar energia; oferecer nutrição equilibrada para todos; melhorar a eficiência na produção de alimentos e melhorar a gestão de resíduos.

Confira alguns detalhes no vídeo abaixo.

Os especialistas da BASF monitoram as ideias e estudam como a empresa pode transformá-las em realidade. Há uma equipe de moderação global para responder aos participantes em sua língua local, aumentando ainda mais a interação.

Conheça o site e saiba como participar.

Com informações da assessoria de imprensa.

Leia mais:
BASF na Sbrio14: inovação e responsabilidade ambiental
BASF é reconhecida por ações sociais à crianças e adolescentes
BASF avalia sustentabilidade de seu portfólio de produtos
 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS