Consumidor está mais pessimista

Índice do Ibope mostra queda do nível de confiança do consumidor pelo terceiro mês seguido

O Índice Nacional de Expectativas do Consumidor, medido pelo Ibope e divulgado hoje (30), mostra queda de 4,6% em janeiro. Esta é a terceira queda seguida do indicador.

Essas quedas fizeram o indicador está 6,1% abaixo da média histórica e 8,5% menor do que o registrado no início do ano passado.

No acumulado do ano, houve queda de 5% na confiança.

Considerando os componentes do indicador, apenas o índice de compras de bens de maior valor mostra crescimento, de 0,7%, frente a janeiro de 2014, enquanto os outros mostram quedas percentuais mais expressivas, especialmente no caso de expectativa de inflação e de desemprego.

O índice de expectativa de inflação caiu 16% e foi destaque entre as quedas. A queda indica o pessimismo do consumidor com relação à trajetória da inflação nos próximos seis meses.

Já o índice de expectativa de desemprego acumula queda de 21,2%, na comparação com janeiro de 2014, o que mostra deterioração das expectativas dos consumidores sobre o emprego nos próximos seis meses.

Frente a dezembro de 2014, no entanto, as quedas dos componentes ficaram superiores a 4%, com exceção do índice de endividamento, que se mantém estável. Novamente, o índice de expectativa de inflação foi destaque, com recuo 10%. E o índice de expectativa de desemprego recuou 6,1% no período.

Leia mais 

Supermercados crescem 8,73% em 2014

Shoppings mantêm dois dígitos de crescimento em 2014

Franchising desacelera e cresce 7,7% em 2014






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS