Conheça os bancos mais reclamados e as maiores queixas

O Banco Central divulgou o Ranking das Instituições por Índice de Reclamações, agora semestral, que apresenta o desempenho consolidado de bancos, financeiras e administradoras de consórcio no segundo semestre de 2014.

A lista é formada a partir das reclamações do público sobre assuntos regulados pelo BC, com indícios de procedência. O índice semestral representa o número de reclamações de cada instituição financeira ou administradora de consórcio para cada grupo de um milhão de clientes.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar a ele, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.

Sobre os principais motivos de reclamação, a liderança ficou com as irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade, com 1.915 queixas procedentes. Em segundo lugar está o débito em conta de depósito não autorizado, que recebeu 1.806 reclamações.

A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o terceiro lugar, com 1.660 queixas. Por fim, a cobrança de tarifa por serviços não contratados e insatisfação com a resposta recebida de reclamação vieram em quarto e quinto lugar, respectivamente, com 838 e 679 reclamações. No total, houve 16.076 queixas procedentes no segundo semestre do ano passado.

Veja as instituições mais reclamadas ou clique aqui para ver o ranking completo:

lista

1 Número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
2 Quantidade de reclamações, encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.
3 Média das quantidades de clientes utilizadas nos rankings dos meses do semestre de referência.

 

Leia mais:

Débito não autorizado é gargalo para bancos

Anuidades de bancos aumentam em 85%

Bancos Brasileiros: Um caso de amor e ódio






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS