Fluxo de água na tubulação gera energia limpa

Empresa norte-americana aproveita a pressão da água existente nos canos da cidade de Portland para produzir energia para até 150 casas

A cidade de Portland, no Oregon, Estados Unidos, anunciou o teste de um novo sistema de produção de energia limpa. A tecnologia funciona por meio de fluxo de água dentro de tubos da cidade para girar quatro turbinas que produzem eletricidade, que por sua vez pode ser usado para compensar o trabalho intensivo de energia no fornecimento de água para os moradores da cidade.

Apelidado de LucidPipe, o sistema deve produzir energia suficiente para abastecer 150 casas. A empresa responsável pelo projeto é a Lucid Energy, que ofereceu um contrato de 20 anos com a prefeitura local para a produção de energia limpa.

Esta é a segunda vez que a empresa aplica a tecnologia no sistema de distribuição de água, a primeira vez foi na Califórnia. Apesar de ser pouco utilizada até o momento, o objetivo da empresa fabricante é justamente tirar o projeto do papel para provar que ele funciona de verdade.

?É fundamental ter exemplos reais do funcionamento da tecnologia para provar que é confiável, durável e que faz sentido?, explicou o CEO da Lucid Energy, Gregg Semler, ao jornal The Oregonian.

A turbina foi instalada em Portland sem custo algum para o município. Em contrapartida, a estrutura é fruto de um investimento privado de US$ 1,7 milhão. Para ter o retorno do investimento, a empresa venderá a energia para a companhia local de eletricidade, em um contrato de US$ 2 milhões por vinte anos. Conforme noticiado pela imprensa local, o tubo tecnológico está em fase de testes, mas deve estar em pleno funcionamento nos próximos dois meses.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do sistema:

Com informações dos portais Ciclo Vivo e Oregon Live.

Leia mais:
Benefícios: nos EUA energia limpa é direito do trabalhador
Lixo da indústria de alimentos pode virar energia limpa
eCool: o freezer que não precisa de energia elétrica






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS