Pesquisar
Close this search box.
/
/
Compartilhar: a pauta do mundo dos negócios

Compartilhar: a pauta do mundo dos negócios

A ideia de dividir ou usar temporariamente produtos e serviços em vez de possuí-los: bem vindo à economia de compartilhamento

A economia compartilhada tem gerado uma mudança no mundo dos negócios e na cultura. Graças à tecnologia, internet e os sistemas as pessoas ampliam suas possibilidades sem fazer o mesmo com o desperdício de dinheiro. Hoje o ato de compartilhar ajudou a aumentar o número de pessoas que viajam pelo mundo conhecendo, de forma diferente, as culturas existentes nos lugares visitados.

A proposta do consumo colaborativo vai ao encontro da sustentabilidade e da crise mundial: você ajuda a conservar a matéria-prima e a diminuir o desperdício. Além do que, a troca, empréstimo ou compartilhamento é existente pelo tempo necessário e acordado em as partes.

Segundo o Aurélio, compartilhar significa: 1. ter parte em, participar de; 2.partilhar com alguém.

A nova maneira de fazer negócio é uma relação entre desconhecidos, comercial e ao mesmo tempo pessoal, em que consumidor e fornecedor se confundem. Isso é a base da chamada economia compartilhada.

?A economia compartilhada está alinhada ao propósito de sustentabilidade”, defende Lucas Foster, especialista em economia criativa. “No modelo tradicional, nós produzimos, vendemos e eventualmente nos desfazemos de algo. Nesse novo formato, aquela primeira e única transação dá lugar a muitas outras”, afirma a empreendedora norte-americana Lisa Gansky, autora do livro “Mesh – Por que o Futuro dos Negócios é Compartilhar”, ambos para o portal UOL.

Confira alguns exemplos de apps e portais de economia compartilhada.

1.    Waze
Quem usa o famoso aplicativo sobre as melhores rotas para se locomover nas cidades também colabora para que ele funcione cada vez melhor.  A partir do GPS de cada celular conectado, o Waze é alimentado com dados sobre velocidade nas vias. Além disso, seus usuários podem alimentar o mapa com dados sobre radar, policiamento, acidentes, etc;

2.    Moovit
O Moovit também surgiu para ajudar os usuários no trânsito, só que para quem usa o transporte público. Os dados transmitidos por todos os celulares conectados com o app identificam as melhores rotas de ônibus, trem e metrô, nas principais cidades do mundo. O aplicativo é gratuito, tanto para IOS quanto para ANDROID;

3.    Uber
O mais famoso aplicativo para conectar passageiros e condutores particulares. Para trabalhar para o Uber, o candidato precisa ter carteira de motorista profissional e plano de seguro. Os selecionados passam por um treinamento sobre padrão de atendimento. Roupas formais obrigatórias e oferta de água para os clientes são alguns diferenciais. O Uber já está presente em 260 cidades no mundo;

4.    Getaround
Para aluguel particular de carros nasceu o Getaround. Pode ser feito por um dia, uma semana, uma hora. Os proprietários são quem estipulam o preço. O app funciona em São Francisco e San Diego, na Califórnia;

5.    Spinlister
O Spinlister é voltado para o aluguel de bicicletas em algumas cidades dos Estados Unidos. O interessado informa onde está e o aplicativo encontra qual a bicicleta ?encostada? mais próxima. É possível filtrar tipo de bike e faixa de preço. Utilizando o cartão de crédito o pagamento é realizado pelo celular. Tanto o locador como o locatário pode avaliar a experiência de compartilhamento;

6.    Vitrina
É um aplicativo para comprarmos e trocarmos roupas e acessórios. Considerado um ?shopping? na palma de suas mãos, tanto lojas como pessoas físicas podem colocar produtos a venda, sejam novos ou usados. As compras e os recebimentos são realizados através do PayPal;

7.    Retroca
É possível comprar e vender roupas de crianças. Todas as peças passam por uma rigorosa análise de qualidade, são inspecionadas manualmente uma por uma e as que apresentarem qualquer defeitinho, bolinha, furinho, mancha, etc, são desclassificadas e não entram na loja online, mas são doadas para instituições parceiras;

8.    Catarse
Imagine o quanto de ideias e projetos interessantes existentes mundo a fora morrem por um motivo: falta de verba! Uma alternativa é convidar as pessoas que dizem ?que ideia boa? para colaborar financeiramente para que o seu projeto ganhe asas. Esse é o fundamento do Crowdfunding (financiamento coletivo). No Brasil temos o Catarse, uma plataforma que financia projetos criativos.

Além do boom do compartilhamento de carros ? que já chegou ao Brasil.

Confira um pouco mais sobre economia compartilhada no vídeo abaixo.

Com informações dos portais Consumidor Moderno, UOL e Estadão.

Leia mais:
Consumo colaborativo: empresária cria site de troca, empréstimo e compartilhamento de brinquedos
Compartilhamento de carros elétricos chega ao Brasil
Anarquistas econômicos: a revolução a partir do compartilhamento

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]