Ferramenta simula gastos de água em cada cômodo da casa

Quer saber quanto é gasto (ou desperdiçado) em água em cada tarefa dentro de casa? Uma ferramenta ajuda a fazer esse cálculo e otimizar o uso da água

Não temos água. Diversas cidades do sudeste – e especialmente de São Paulo – sofrem com racionamento, rodízios ou com cortes totais no abastecimento de água. Mas, enquanto os provedores de serviços estão aquém do que precisam estar para servir a população, podemos fazer a nossa parte com alguns cálculos simples.

Uma ferramenta viabilizada pelo site da Sabesp permite verificar o histórico do consumo de água e simular os gastos mensais em cada ambiente da casa ou apartamento. O aplicativo  permite que sejam calculados o consumo no banheiro, lavanderia, cozinha e quintal. No banheiro, por exemplo, é possível verificar o gasto diário do chuveiro, torneira da pia e sanitário com vaso acoplado. Em cada um deles é preciso informar o tipo de abertura (1/2 volta, 1 volta, abertura total), tempo médio que cada item se mantém aberto e quantas vezes são utilizados no dia. Ao fim, a página mostrará o consumo mensal aproximado.

aguasabespcasa

Além disso, também no site da Sabesp, é possível saber qual a meta que o cliente deve alcançar para obter o bônus da redução da conta. Para fazer o cálculo tenha em mãos o número do RGI (Registro Geral do Imóvel), disponível na conta de água, e faça aqui.

O cliente que tiver redução de 10% a 15%, no consumo do imóvel, tem uma redução na conta em 10%; já quem reduzir o gasto de água entre 15% e 20% terá uma redução na conta de 20% e quem reduzir o consumo a partir de 20% terá uma redução na conta de 30%. Confira como fazer a simulação em cada cômodo.

* Com informações do CicloVivo

 

Leia mais:

Crise hídrica: entre racionamento e sobretaxa

Sabesp e Kodak: qual foi o ‘tiro no pé’ das duas empresas?

Como a crise hídrica acabou com o jeitinho brasileiro






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS