Pesquisa traça o novo perfil dos gamers no Brasil

A plataforma de game mais popular é o smartphone, as mulheres continuam crescendo em representatividade e hoje, mais do que coisa de criança, pais costumam jogar com seus filhos

Por: - 5 anos atrás

A Pesquisa Game Brasil 2015, realizada pela SIOUX em parceria com a BLEND NEW RESEARCH, empresa de pesquisa especializada em consumo, traçou o perfil do gamer brasileiro, realizada em 25 Estados e no Distrito Federal, com 909 entrevistas realizadas no mês de janeiro.

games1

Uma das novidades da pesquisa Game Brasil 2015 é a análise mais dedicada ao segmento dos consoles no país. Em termos de penetração, o estudo revela que o Xbox 360 é o mais popular, com 42,9% de jogadores, superando o Playstation 2 com 38,9% e o PlayStation 3 com 30,3% da população de gamers. A oitava geração de videogames tem como principal produto o PlayStation 4, com 10,4% dos gamers, seguido do Xbox One com 7% e Wii U 2,2%.

A compra dos videogames ocorre em sua maioria nos canais de varejo nacionais e oficiais, que registram 63,9% das vendas, seguido pelo mercado paralelo com 17,1% e viagens internacionais com 14%. O fator principal que motiva a aquisição do produto no varejo oficial é a garantia oferecida ao aparelho – critério que influencia em 71,2% das decisões de compra. Em seguida aparecem as opções de parcelamento como segundo fator de influência de compra: 14,4%. Dos usuários que compraram fora do país, 98% afirmam que o principal motivador foi o preço e 2% a disponibilidade do produto.

Veja os principais insights do estudo:

game2

games3

games4

games5

 

Leia mais:

Um viva à cultura gamer e geek

Fui banido de game online, O que posso fazer?

Super Mario, o verdadeiro super herói dos negócios