SmartTV da Samsung “ouve” conversas dos consumidores

Novos modelos de SmartTV da Samsung tem levantado questionamentos na mídia internacional. O motivo é que os aparelhos possuem a função de controle de voz.

Por: - 5 anos atrás

O problema é que, como alerta a política de privacidade da própria Samsung, o recurso de comando de voz captura mais do que apenas pedidos para mudança de canais, por exemplo. Conforme reproduz o The Daily Beast, o site oficial da marca alerta o consumidor de que “informações pessoais ou confidenciais” faladas quando a função estiver ativada na televisão estará entre os dados capturados e transmitidos a terceiros. O veículo questiona, entretanto, por qual motivo a marca estaria captando as ordens dadas por meio das vozes de consumidores e enviando para terceiros.

Uma das possibilidades levantadas por Corynne McSherry, diretor de propriedade intelectual da Electronic Frontier Foundation, uma ONG que luta pela transparência no mundo digital, é que “serviços de terceiros” sejam utilizados para converter a voz em texto e transformá-la em ordem para o aparelho.

“Se eu fosse cliente, gostaria de saber quem é essa terceira parte, e definitivamente gostaria de saber se minhas palavras são transmitidas por meio de uma forma segura”, alerta McSherry. Segundo o diretor, se a transmissão não é criptografada, um hacker pode conseguir transformar a TV em um dispositivo de espionagem.

Em resposta, a Samsung diz que leva a privacidade dos consumidores muito a sério e que os aparelhos possuem práticas de segurança padrão da indústria, o que inclui criptografia de dados. A marca também ressalta que o reconhecimento de voz pode ser ativado ou desativado pelo usuário e, se ainda estiver desconfiado, o consumidor pode desconectar a televisão de sua rede Wi-Fi.

* Com informações do Adnews

 

Leia mais:

Computadores estão com os dias contados? Parece que sim

Conheça os aplicativos que podem ?competir? com o Instagram

Freud explica: as quatro grandes doenças causadas pela internet