Você sabe o que fazer com o lixo orgânico que produz?

O portal já falou sobre o processo de compostagem de resíduos orgânicos. Mas, desta vez, trata-se de uma composteira automática, que permite a decomposição do lixo de maneira mais rápida e eficaz

A maioria do lixo que produzimos vai para aterros sanitários e lixões, o que contribui para emissão de gases de efeito estufa, contaminação de lençóis freáticos, entre outros prejuízos ao meio ambiente.

Para reciclar o lixo orgânico, é possível utilizar a compostagem doméstica, um procedimento biológico que transforma esses resíduos em adubo de ótima qualidade.  A composteira é formada por terra, minhocas e micro-organismos que consomem os restos de alimentos e vegetais e os transformam em um composto rico em nutrientes (humus), ótimo para adubar as plantas.

Uma nova facilitadora para este procedimento é a composteira automática, para quem quer algo mais fácil e prático. Além de utilizar  minhocas e vermes e não atrair insetos, ela transforma o lixo orgânico em apenas 24 horas, tempo menor do que as composteiras comuns, que levam aproximadamente 60 dias para finalizar o processo. É movida a eletricidade, mas tem um baixo consumo de energia, conforme afirmam os fabricantes.

 

A composteira automática é formada por micro-organismos que são capazes de se multiplicar rapidamente em altas temperaturas e vivem por longo tempo. Assim, não há necessidade de repor serragem e folhas frequentemente.

O procedimento é simples, basta colocar dentro do tanque os restos de resíduos, como frutas, legumes, verduras, cascas de ovos e até pedaços de carne, frango e peixes. É possível processar todo tipo de restos orgânicos, o que não ocorre com as técnicas comuns de compostagem com minhocas, que restringem carnes, ossos, gorduras, derivados de leite e resíduos de comida cozida.

A composteira é um aparelho compacto e pode ser instalado em qualquer lugar: em casa, escolas, restaurantes, hotéis, estabelecimentos comercias. Ela não emite odores desagradáveis, decorrentes do processo de decomposição. Além disso, reduz o volume do lixo em até 70%, uma grande contribuição para o meio ambiente e para você.

Se você se interessou, há no mercado a  Decomposer 2, que tem capacidade diária de aproximadamente 5,5kg de resíduos orgânicos.

Veja abaixo o vídeo e confira as vantagens para você e para o ambiente que nos rodeia que uma composteira automática pode trazer:


Fonte: Hypeness.

Leia mais:
Compostagem caseira: o que usar e não usar?
Composta São Paulo pode ser solução para resíduos orgânicos
Shopping em São Paulo cria telhado com composteira e horta




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS