Paquetá muda solução para melhorar margens

A rede de calçados investiu em sistema para aumentar eficiência

Em tempos complicados para o País, há quem olhe para dentro de casa e decide rever processos para aumentar a eficiência e conseguir faturar mais. Foi o que fez a Paquetá, indústria de sapatos que conta com mais de 150 lojas de quatro marcas de varejo – Esposende, Gaston, Paquetá e Paquetá Esportes.

A companhia investiu na atualização das soluções tecnológicas de olho na expansão da marca, e visando, claro, aumento das vendas, melhoria das margens e redução de estoque. “Modernizar o processo de compras e a capacidade e administrar os processos de loja é parte do nosso planejamento e do foco de pra onde a gente quer estar”, avalia Marcos Vinicius Ravazzolli, diretor executivo de varejo multimarcas do Grupo Paquetá.

A mudança, segundo o executivo, deve-se ao crescimento acelerado. “Entendemos que, fazendo a gestão melhor de estoque, conseguimos melhorar margem e aumentar a eficiência. Porque se você é ineficiente nos processos, você acumula problemas”, diz.

Segundo a Oracle, que está implantando as soluções na varejista, o projeto de modernização da TI para a área de varejo está dividido em três etapas e deve ser concluído em junho deste ano. Quando todas as soluções estiverem em operação, segundo a empresa de tecnologia, a Paquetá espera crescer em vendas e reduzir em 9% o tempo de estoque.

?Na fase inicial, já pudemos acessar informações mais confiáveis, que permitem que o planner e o comprador reúnam-se semanalmente para analisar o desempenho de cada categoria e classe de produto?, afirmou, em nota, o gerente de planejamento e custos da varejista, Eduardo Rodrigues Pereira.

Ravazzolli conta que foram adquiridos três módulos: o de planejamento financeiro por meio do qual é possível planejar e acompanhar a compra e a distribuição de mercadoria nas lojas. O segundo módulo, também instalado e funcionando, é o de remarcação automática de preços. “É uma ferramenta que sugere as baixas de preço, e qual o melhor momento para isso, sugerindo adequações, de acordo com a saída e entrada de produtos”, explica o executivo. O terceiro módulo, ainda em projeto, é o plano de sortimento, para definir que tipo de produtos cada loja terá.

Eficiência é o tema do maior e mais completo evento de varejo do País, o BRWeek, que acontece entre os dias 28 e 29 de julho, em São Paulo.

Leia mais

Personalizou, vendeu

Tecnologia como apoio ao cliente

Extra.com.br cria app para lojistas




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS