Personalizou, vendeu

Com app mobile, Taco Bell aumenta tíquete médio dos pedidos em 20% nos EUA

A rede americana de fast-food Taco Bell aumentou em 20% o tíquete médio de seus pedidos ao colocar no ar um aplicativo que permite aos clientes comprar e pagar pelos smartphones, retirando o produto nas lojas físicas (balcão ou drive thru) sem precisar enfrentar filas. A empresa, que faz parte do grupo Yum! Brands (também controlador das bandeiras Pizza Hut e KFC), disse que o aumento do valor médio de compra deve-se em grande parte ao pedido de itens adicionais, como sour cream e queijos.

O aplicativo foi projetado para apresentar e sugerir as diversas opções disponíveis de uma forma mais prática do que seria possível no ponto de venda, e também registra o histórico de compras do usuário, facilitando novos pedidos. Ainda há o benefício extra da ausência de pressão durante a compra: é possível pesquisar diferentes alternativas de produtos sem que o atendente esteja aguardando sua decisão, ou sem pessoas na fila esperando. A soma da possibilidade de exploração do menu e do controle do processo de compra resulta em tíquetes médios maiores.

Segundo a Taco Bell, 70% dos clientes que compram pelo app realizam algum tipo de customização de seus pedidos, refletindo uma forte demanda por personalização. A empresa vem investindo forte em recursos digitais para se diferenciar no segmento de fast-food, especialmente por meio de promoções disponíveis apenas via celular. Em janeiro, por exemplo, a rede ofereceu um Doritos Locos Taco (um dos itens mais populares do menu) gratuito para cada compra feita pelo app. ?O mobile é o presente, não o futuro?, afirma Jeff Jenkins, diretor de experiências digitais da Taco Bell.

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