10 dicas com o melhor dos programas de fidelidade

Quem não quer viajar de graça? E ter um iPad de última geração sem pagar nada? A fidelidade pode ser o caminho, basta saber aproveitá-la da melhor maneira para não “ganhar” surpresas desagradáveis como recompensa

Com a popularização das viagens de avião pelo Brasil, a população tem nas mãos uma nova forma de consumir: os pontos de milhagens.  Os programas de fidelidade já são uma realidade no Brasil, mas não são tão utilizados quanto poderiam. Apenas quatro em cada dez consumidores que poderiam aproveitar as vantagens dos programas de milhagens o fazem, segundo dados do Banco Central do segundo semestre de 2014. Para o consumidor, a fidelização pode garantir um enorme benefício, desde que se tenha consciência disso.

“Ninguém gosta de jogar dinheiro fora. Porém, é isso que muitos brasileiros fazem ao não usar os pontos acumulados?, diz Eduardo Gouveia, presidente da Multiplus.

Vale lembrar que nem sempre é preciso viajar de avião para conseguir um bom saldo de pontos. Hoje em dia é possível acumular ao abastecer o carro, utilizar o celular, pagar com o cartão de crédito, comprar livros, eletrodomésticos, roupas, cursos e etc. Mas é preciso atenção para aproveitar melhor os pontos que ficam espalhados por aí.
 
O ideal é fazer um bom planejamento para trocá-los pelo produto ou serviço desejado. Se você ainda não aproveita essas vantagens vale a pena fazer uma pesquisa para descobrir se já possui algum saldo disponível nos diversos programas de fidelização existentes (do seu cartão de crédito, por exemplo). Então talvez essa seja a hora de começar! Para isso, a Multiplus preparou dez dicas superúteis na hora de acumular e resgatar pontos:
 
1. A primeira recomendação é descobrir onde é possível acumular pontos, ou seja, quais empresas têm programas de fidelidade. Vários segmentos do dia a dia já aderiram: farmácias, postos de gasolina, escolas de idiomas, lojas de vestuário e etc.
 
2. Concentre suas compras em empresas que tenham programas de fidelidade. Cada uma delas possui um regulamento específico. Consulte periodicamente as regras para acúmulo e resgate de pontos. É muito importante conhecer bem os benefícios oferecidos para melhor aproveitá-los.
 
3. Compare as mecânicas de pontuação, bem como as regras de cada programa: pontuação mínima para resgate, prazo de validade dos pontos, relação do valor gasto com a quantidade de pontos acumulada, etc.
 
4. Participe de uma rede que reúna pontos de varias empresas em uma única conta, assim você acumula mais em menos tempo. Ao concentrar todos os pontos, é possível conquistar prêmios de maior valor. As redes possuem inúmeras opções, como passagens aéreas, hospedagens, experiências, produtos eletrônicos, assinatura de TV, entre outros. Sempre haverá algum prêmio do seu interesse.
 
5. Peça sempre ao atendente do estabelecimento que credite os seus pontos na hora da compra. Confira se todas as pontuações foram creditadas.
 
6. Consulte sempre o prazo de validade dos pontos, para não deixar que expirem.
 
7. Cartão de Crédito: em quase todos é possível ganhar pontos. Confira seu saldo na fatura do cartão mensalmente, para saber quantos pontos têm à disposição. Quase todos os bancos brasileiros são conectados à Multiplus, por exemplo. Não deixe de transferir os pontos do cartão para a rede.
 
8. Faça todas as compras (da farmácia à viagem internacional) com o cartão de crédito. Assim você pontua duas vezes: pelo estabelecimento e pelo cartão de crédito.
 
9. Transfira outras contas rotineiras (como telefone e seguro saúde) para a fatura do seu cartão. Assim você passa a ganhar mais pontos pelo cartão de crédito.
 
10. Você ainda pode utilizar seus pontos para presentear alguém: com passagens, produtos eletrônicos, livros, etc.

 

Leia mais:

10 mitos sobre a crise hídrica que você deveria saber

Estudo aponta impacto do Facebook na economia brasileira e no mundo

Os negócios da neurociência: como engajar pelo cérebro

 






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS