Quatro jogos que também ajudam a exercitar o cérebro

Pesquisas indicaram vantagens nas habilidades mentais de pessoas habituadas a jogar certar plataformas digitais

Por: - 5 anos atrás

Você exercita seu cérebro? Seja para afiar a memória, turbinar a capacidade lógica ou para manter a capacidade produtiva, estimular nosso encéfalo traz muitos benefícios. As formas para isso são várias, mas algumas são bastante interessantes: segundo especialistas, há jogos digitais que vão muito além do lazer e exercitam a mente, impulsionando habilidades como criatividade, lógica, raciocínio, memória, coordenação motora e até mesmo o treino em línguas estrangeiras.

?Assim como nossos corpos é importante lembrar que o cérebro também precisa se exercitar?, explica o coordenador do curso de Jogos Digitais do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Jorge Luis Santana. O professor destaca quatro jogos com bom desempenho nessa área:

 

#1 O Clássico: Tetris

Screenshot 2015-02-21 at 10

Os pesquisadores do Mind Research Network, em Albuquerque, no Novo México, descobriram melhorias notáveis na função cerebral e espessura cortical entre 26 garotas adolescentes, que jogaram 30 minutos diários de Tetris por 90 dias.

As meninas passaram por verificações estruturais e funcionais antes e depois do período de prática de três meses, assim como as garotas de um grupo de controle cujos membros não jogaram. Segundo a pesquisa, as jovens que jogaram o clássico demonstram melhor eficiência cerebral durante os testes do que aquelas no grupo de controle. Fora isso, as verificações revelaram que aquelas que jogaram o título tinham um córtex notavelmente mais espesso.

#2 Papagaio

Screenshot 2015-02-21 at 10

Criado pelo professor de Jogos Digitais da UDF, Alexandro Ferreira Leal, o game de ação foi desenvolvido para dispositivos móveis. Nele, o jogador precisa sobreviver aos perigos da floresta.

 ?PAPAGAIO tem jogabilidade simples, mas desafiadora, que estimula a coordenação motora e melhora a atenção do usuário?, comenta Santana. A plataforma foi desenvolvida para dispositivos móveis.

 

#3 Halo

halo 4 master chief-wallpaper-800x600

As franquias de ação ?Halo?, ?Gears of War? e ?Grand Theft Auto? receberam críticas nos lançamentos dos jogos por se espalharem muito rapidamente entre os gamers jovens. Entretanto, um estudo clínico com 114 crianças e jovens entre sete e 22 anos, realizados por pesquisadores da Universidades de Rochester (NY), sugere que jogar tais games pode ocasionar alguns benefícios psicológicos como a habilidade de atenção e foco em vários objetos de modo mais rápido se comparada às crianças que não jogam.

?Esse estudo mostra que as crianças que jogam games de ação exibem melhor desempenho do raciocínio lógico. Ele só é alcançado muito tempo depois ou nem é alcançado pelas pessoas que não jogam games?, explica Santana.

#4 2048  

Screenshot 2015-02-21 at 10

O game mobile que está fazendo sucesso na comunidade de desenvolvedores chama-se, simplesmente, 2048. O objetivo é combinar tijolos virtuais com as setas do teclado, realizando somas até conseguir o tijolo com o número 2048. O truque é que apenas os bloquinhos com números iguais se juntam, transformando o jogo num desafiador quebra-cabeças matemático. Caso o usuário utilize bloquinhos demais, acaba travado e é game over.

Leia mais:

Pesquisa traça o novo perfil dos gamers no Brasil

Games e o prazer de aprender

Universidade dá bolsa de estudos para gamers