Anos depois, a tecnologia já soa ultrapassada. Entre os adolescentes, aplicativos como Snapchat e WhatsApp fazem mais sucesso e talvez os mais jovens nem lhe respondam se você tentar falar com eles por e-mail – algo que posso confirmar a partir de minhas experiências pessoais.
No ambiente de trabalho, o e-mail também é uma ferramenta útil mas muitas vezes irritante. Uma razão é o imenso volume de mensagens. Outra, a etiqueta de como escrever um e-mail ou quem deve estar copiado nele.
Mas há uma pergunta que não quer calar: é possível abrir mão do e-mail?
Como sinto que passo a maior parte do dia só apagando e-mails, decidi que deveria fazer um teste a partir da minha própria caixa de entrada. Quão útil são os e-mails que eu recebo – para mim e para quem me escreve?
Irritação
O dia escolhido não foi muito movimentado, mais ainda assim recebi 275 e-mails. Destes, 70 eram mensagens internas da minha empresa, muitas delas enviadas para grupos.
Nada menos do que 19 envolviam uma discussão sobre se este é o Ano Chinês da Ovelha, Cabra ou Carneiro. O que era divertido passou a irritante conforme cada um copiava todos os outros nas suas divagações.
Até que três pessoas enviaram a todos mensagens pedindo o fim daquela discussão – um caso clássico de falta de etiqueta.
Dos cerca de 200 e-mails recebidos de fora de minha companhia, muitos haviam sido distribuídos por listas de destinatários nas quais me inscrevi num passado remoto. Não creio que ainda precise do Informe Diário da Organização dos Países Exportadores de Petróleo ou do boletim do site Music Ally sobre a indústria musical.
Ficou claro que eu precisava fazer uma faxina para reduzir o fluxo de mensagens.
Mas mesmo excluindo as listas de e-mail, sobra a torrente de sugestões de pauta de assessorias de imprensa sobre histórias que eles acreditam que o público da BBC precisa conhecer.
Contei 50 e-mails deste tipo, muitos deles relacionados a uma feira de tecnologia que será realizada em março em Barcelona. Minha impressão geral é de que alguns assessores precisam voltar para a escola do e-mail.
“Caro Senhor ou Senhora” nunca é um bom começo. E quando o e-mail continua com “uma fornecedora de infraestrutura COTS para redes de telecomunicação e de nuvem está demonstrando novas e revolucionárias soluções baseadas em NFV e SDN em colaboração com parceiros da indústria durante o Congresso Mundial de Telefonia Móvel”, a única reação possível é recorrer ao dicionário.
Um e-mail me perguntava se eu estava “interessado em falar sobre soluções corporativas de mensageiros”; outro prometia novidades sobre uma companhia que provê uma “orquestração de políticas de segurança por meio de uma abordagem automatizada e unificada de gerenciamento de políticas de segurança através de plataformas heterogêneas”.
Num dia normal, eu teria apagado essas mensagens sem sequer bater o olho nelas.
Em suma: para estas assessorias de imprensa e seus clientes, o e-mail é uma ferramenta ineficiente de comunicação. Em geral, considero telefonemas, redes sociais e, acima de tudo, encontros pessoais uma forma melhor de me conectar com empresas e indivíduos que têm histórias para contar.
Abandonar ou abraçar?
Então a solução seria desistir completamente do e-mail? Não no curto prazo.
Há certamente uma série de alternativas. Na minha empresa, por exemplo, experimentamos diversas novas formas de comunicação. A rede social corporativa Yammer fez um certo sucesso por um tempo, mas não entro nela há dez anos.
Às vezes, compartilhamos arquivos do Google ou do Evernote para coordenar reportagens específicas, e as mensagens enviadas por nosso sistema interno são a melhor forma de entrar em contato com uma pessoa imediatamente.
Nas últimas semanas, também estamos testando um aplicativo chamado Slack, descrito como “a plaforma para comunicação em equipe”, apesar de minha impressão inicial ser a de que me chegariam ainda mais mensagens diariamente.
Quanto ao velho e bom e-mail, ainda há mensagens valiosas em meio a todo o lixo eletrônico, sugestões de pauta mal escritas e mensagens incompreensíveis. E a ferramenta ainda é essencial para a maioria dos negócios, então não se pode simplesmente ignorá-la.
A solução pode ser não abandonar o e-mail, mas aperfeiçoá-lo.
De sua parte, algumas empresas vêm tomando medidas para reduzir o grande fluxo de correios eletrônicos: a montadora alemã Daimler interrompe o recebimento de mensagens por funcionários que estão de férias, por exemplo.
Nós, usuários, também podemos fazer a nossa parte. Mensagens de e-mails precisam ser curtas, com a linha de assunto tratada como se fosse uma manchete pela qual o destinatário avaliará se vale a pena ler a mensagem.
Acima de tudo, precisamos parar e pensar antes de enviarmos um e-mail para todos os funcionários de nossas companhias ou a todos os jornalistas de uma lista de contatos.
E após estas considerações tenho de parar de escrever este artigo – um alerta no meu computador avisa que um novo e-mail chegou.O sinal vermelho em minha caixa de entrada às 7h28 diz que tenho 190 mensagens não lidas, e tenho certeza de que ao menos uma delas contém uma informação vital. Mãos à obra.
* Rory Cellan-Jones, repórter de Tecnologia da BBC News.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
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Encarregado
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Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
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Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
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5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
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Anonimização, bloqueio ou eliminação
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Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
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Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
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POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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