Práticas sustentáveis no segmento de cosméticos

Realgem?s fornece produtos feitos de extrato de mel para mais de 15 hotéis no País

Uma linha de cosméticos para hotéis vem gerando renda para pequenos apicultores do Rio Grande do Sul. A ?Talentos do Brasil? é feita com extrato de mel e já vendeu mais de 415 mil unidades para mais de 15 hotéis do país. Entre os produtos comercializados estão shampoo, condicionador e sabonete líquido. Do total, 5% das vendas são direcionadas à Associação Vacariense de Apicultores (Avipis), cooperativa fabricante da matéria prima que produz 80 toneladas por ano e conta com aproximadamente 50 famílias associadas.

A Realgem?s Amenities, empresa especializada em cosméticos para hotelaria fundada em 1989, iniciou a comercialização dos produtos no primeiro semestre de 2014, depois de desenvolver seu modelo de negócios em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A empresa é responsável por todo o processo de produção, desde a compra da matéria-prima e preparação dos cosméticos até embalagem, envase e entrega ao cliente.

Além de fornecer uma linha com embalagem e formulação sustentáveis, por atuar dentro do conceito Fair Trade a empresa contribui com o desenvolvimento sustentável destes agricultores, gerando renda e colaborando com o crescimento do Programa Agricultura Familiar, programa do governo federal criado em 1995 para atender, de forma diferenciada, mini e pequenos produtores rurais no interior do Brasil.

O ?Talentos dos Brasil? conta com outras cinco associações e cooperativas de extrativismo de matérias-primas como babaçu, guariroba, cumaru, castanha do Brasil, andiroba, copaíba, breu branco e pau rosa. No entanto, ainda não há previsão de quando essas novas linhas serão lançadas. O projeto atende a 72 empreendimentos de alimentos e bebidas, 24 de decorativos, artesanato e amenities, e 23 roteiros turísticos.

Leia mais:
Móveis cada vez mais verdes
Dê a Mão para o Futuro: coleta move indústria
Você sabe como são os testes nos produtos que consome?
 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS