Quatro dicas para encerrar a conta bancária

Especialista indica atenção na hora de encerrar o contrato com o banco

Encerrar uma conta ou contrato com uma instituição bancária nunca é tarefa fácil. Problemas com encerramento de conta e cancelamento de contrato estão, aliás, no ranking mensal do Banco Central de Reclamações dos Clientes.

1. Taxas

Apesar de quase sempre ser um procedimento longo e cansativo, é preciso levar o processo até o fim para evitar cobranças indevidas no futuro. “As cobranças de taxas continuam se você não cancelou a conta, mesmo que a deixe inativa por anos. Isso costuma gerar um grande susto para o consumidor, pois ao verificar a situação se depara com uma dívida alta”, revela o especialista Cristiano Diehl Xavier, sócio do Xavier Advogados.

2. Inadimplência

Além disso, outro problema recorrente é a inscrição no cadastro de inadimplentes do SERASA. “Nestes casos o consumidor precisa conhecer seus direitos e saber que a inclusão indevida pode gerar processo por danos morais”, revela. Xavier explica que uma informação incorreta por parte da agência bancária pode deixar o cliente com o “nome sujo”. “Um caso recente aconteceu com um correntista de um banco, que teve seu nome incluso na lista de inadimplentes por um erro do gerente da instituição”, disse.

3. Saldo

As orientações equivocadas geralmente estão relacionadas ao fechamento da conta. “Algumas pessoas são informadas de que apenas zerar o saldo é o suficiente para encerrar o contrato. Isso é um engano”, alerta. Xavier explica que é preciso solicitar formalmente o encerramento da conta, de preferência por escrito e uma via protocolada deve ficar com o correntista. “Sem o comprovante fica difícil buscar seus direitos nos casos de inclusões em listas de inadimplentes”, diz.

4. Cartão de crédito

Outra dica do especialista é ficar de olho no cartão de crédito vinculado à instituição financeira, pois é possível fechar a conta, mas permanecer utilizando o cartão. “Essa solicitação precisa ser feita também por escrito”, acrescenta. Além disso, leia e releia o contrato de encerramento. “Se for possível, mostre-o a um especialista e analise todas as cláusulas, garantindo que o vínculo com o banco realmente tenha se encerrado”, conclui.

 

Leia mais:

Conheça os bancos mais reclamados e as maiores queixas

Pacotes bancários: regras, possibilidades e esclarecimentos

A linha do tempo do consumidor brasileiro
 

Tags:





MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS