Cinco passos para não estagnar no mercado de trabalho

Algumas atitudes podem ser decisivas para conseguir o emprego desejado. Especialistas dão dicas de como ser bem sucedido no mercado em 2015

O primeiro trimestre do ano é a época mais aquecida no mercado de trabalho, segundo especialistas de Recursos Humanos, portanto, a melhor época para quem precisa arrumar um emprego ou quer trocar de trabalho.

O consultor Marcos Morita dá cinco dicas para quem quer arrumar ou trocar de emprego em 2015.
 
Educação continuada: significa nunca parar de aprender. Um MBA conta muito no currículo, assim como cursos específicos de curta duração. Conheço alguns profissionais que condicionam seu aperfeiçoamento à empresa, esperando subsídios para amortizar seus investimentos. Em época de cursos online, não estudar pode significar falta de vontade em aprender coisas novas.

Networking: construir e mantê-lo exigem esforço e disciplina. Participar de associações de classe, grupos de executivos e ex-alunos devem fazer parte de sua rotina. Estar presente em eventos e feiras do setor, assim como agendar almoços com ex-colegas e chefes também.  Apesar das facilidades das redes sociais profissionais, nada substitui o contato face a face. Vale lembrar que mais da metade das vagas executivas são preenchidas através de indicações.

Idiomas: supondo que você domine de verdade a língua inglesa, e que apresentações, viagens de negócios ou entrevistas de trabalho sejam itens corriqueiros, invista em uma segunda língua. Um espanhol bem falado está bem longe do velho e bom portunhol, utilizado em excursões a Buenos Aires. É o seu caso? O que ainda está esperando?

Atualize-se: o mundo da tecnologia tem nos surpreendido a cada dia e, ficar de fora desta realidade é se transformar num dinossauro em questão de meses. Você não precisa ser uma fera tecnológica, mas ter o mínimo de conhecimento sobre as novas ferramentas é essencial para manter-se atualizado e em sintonia com o grupo.

Atitude: em quantos novos projetos você se envolveu no último ano? Quais as reais contribuições feitas para a empresa? Quantos elogios e prêmios você ganhou ou foi cogitado para? Tive um chefe que mencionava uma frase célebre: sua atitude determina sua altitude, o que infelizmente pude comprovar na prática, após doze anos de uma bela carreira. Aliás, já reparou que profissionais com atitudes proativas costumam subir mais rápido?

Numa primeira entrevista de trabalho, poucos minutos causam uma boa e definitiva impressão. A postura é fundamental, porém a aparência complementa o perfil e mostra se o candidato está de acordo com as expectativas do cargo que pretende exercer. Para a coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade Anhanguera, Fabíola Mastelini Meciano é preciso mostrar a personalidade de maneira discreta.

?Lembre-se de que a roupa deve lembrar o cargo pretendido, a cultura da empresa ou atividade profissional. Uma executiva, por exemplo precisa de peças básicas e discretas, com charme; já uma produtora de moda, pode ser mais livre e ousada, ao compor seu look?, comenta.

As dicas da profissional são:

? Aposte em camisas e blusas com calças e saias, vestido tubo ou chemisier, cardigãs e coletes, bijuterias de ótima qualidade e sapatos com design interessante, uma bolsa de cor neutra;

? Evite sempre: shorts, barriga de fora, vestidos sem costas, Look Clubber (roupa de balada), look esportista, jeans detonados ou rasgados e não vale colocar roupas justas e que revelem a silhueta do corpo;

? A maquiagem deve ser leve, ressaltando sua expressão facial. Cuidado com o penteado com ares de “despenteados” e perfumes fortes.

 

Leia mais:

Ranking elege as 100 empresas mais sustentáveis em 2015

Desafio incentiva a deixar o celular de lado e viver o mundo real

As empresas mais notáveis do Brasil em 2015




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS